ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Lei: Norma contribui para efetividade dos direitos de quem usa os serviços públicos
A nova lei é de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes
01/06/2023
07:30
HELOÍSE GIMENES
©DIVULGAÇÃO
O Poder Executivo sancionou a Lei 6.063 de 2023, de autoria do deputado Marcio Fernandes (MDB), que dispõe sobre a afixação de cartazes sobre os direitos dos usuários do serviço público no Estado de Mato Grosso do Sul. A nova norma foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (1).
As repartições públicas estaduais deverão afixar cartaz contendo o disposto no artigo 5º e inciso I da Lei 13.460 de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.
O cartaz deverá ser afixado em local de fácil visualização, com escrita legível, contendo a seguinte descrição: “São direitos dos usuários o atendimento com urbanidade, respeito, acessibilidade e cortesia”.
A Lei 13.460 de 2017, de Proteção e Defesa do Usuário de Serviços Públicos, estabelece normas básicas para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos prestados direta ou indiretamente pela administração pública. Ela consolida a transparência ativa, ao aperfeiçoamento, a eficácia e o controle dos serviços ofertados. Um instrumento que viabiliza a participação do cidadão e contribui para dar efetividade aos direitos daqueles que se relacionam com as empresas e/ou instituições públicas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Junior Mochi apresenta indicações em favor de Nioaque, Pedro Gomes e Sonora
Leia Mais
Suzano impulsiona empreendedorismo e consolida Ribas do Rio Pardo como polo de desenvolvimento em MS
Leia Mais
Assembleia Legislativa homenageia professora de Dourados no Dia do Profissional de Educação Física
Leia Mais
Catan critica filiação de Reinaldo Azambuja ao PL em 12 de setembro: “Enterrar Bolsonaro e a candidatura da direita em MS”
Municípios