ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputados devem votar reajustes de servidores e alterações no "Cadastro de Pedófilos"
Sessão plenária da Assembleia Legislativa, momento em que os deputados discutem e votam projetos entre outras atividades
31/05/2023
07:05
OSVALDO JÚNIOR
©FRANCISCO BRITTO
Os deputados devem votar nesta quarta-feira (31), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), alterações da lei que criou o “Cadastro Estadual de Pedófilos” e propostas de reajustes salariais de servidores. Ao todo, estão pautados cinco projetos para serem analisados e votados em primeira e em segunda discussão. A sessão é realizada no plenário, com abertura à participação do público em geral e transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da Casa de Leis.
De autoria do deputado Coronel David (PL) e coautorais de outros parlamentares, o Projeto de Lei 11/2023 está previsto para segunda discussão. A proposta altera a Lei 5.038/2017, também do Coronel David, que dispõe sobre o Cadastro Estadual de Pedófilos em Mato Grosso do Sul. O texto proposto determina que a foto do autor seja de frente “frente para que assim possa ocorrer a melhor identificação das pessoas constantes neste cadastro”.
Outra proposta de alteração dessa lei está prevista para ser votada nesta quarta-feira. Trata-se do Projeto de Lei 128/2023, também de autoria do deputado Coronel David. A mudança na lei visa assegurar a todos os cidadãos o acesso integral ao Cadastro, respeitando-se o sigilo das investigações policiais.
Também em primeira discussão devem ser votadas duas propostas de reajustes de vencimentos dos servidores. O Projeto de Lei 148/2023, de autoria do Tribunal de Contas (TCE-MS), reajusta o salário dos servidores do órgão em 7%, além dos 5% já assegurados como revisão geral anual. A proposição dispõe, ainda, sobre auxílio-alimentação e auxílio-saúde.
A outra proposta é o Projeto de Lei 151/2023, da Mesa Diretora da ALEMS. A matéria trata sobre o reajuste salarial dos servidores da Casa de Leis, com índice de 4%. O projeto também institui o programa de assistência à saúde e altera o regulamento do auxílio-alimentação e do auxílio-transporte.
Deve ser votado, ainda, em primeira discussão, o Projeto de Lei 119/2023, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT). A proposta declara de utilidade pública a Associação Polly Cães e Gatos, sediada no município de Ivinhema.
As sessões são realizadas no Plenário Júlio Maia, a partir das 9h, e podem ser acompanhadas pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis: TV ALEMS, Rádio ALEMS, Portal da ALEMS, Youtube e Facebook. A pauta de votação é disponibilizada por este link.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mais de 18 mil candidatos participam do Passe da UFMS neste domingo em 11 municípios de MS
Leia Mais
Roberto Carlos sofre acidente após falha no freio de Cadillac durante gravação de especial da Globo
Leia Mais
Toffoli e Moraes colocam STF no centro da crise do Banco Master e aumentam pressão por Código de Conduta
Leia Mais
Não se julgue pelas metas inalcançadas em 2025
Municípios