ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto de Resolução de Hashioka cria comenda em homenagem à comunidade japonesa de Mato Grosso do Sul
17/05/2023
12:45
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Na sessão plenária desta quarta-feira, 17, da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou projeto de resolução que cria a “Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa”, em alusão ao Dia Estadual da Comunidade Japonesa, instituído pela Lei Estadual 1.979/1999, comemorado anualmente em 18 de junho.
De acordo com o texto proposto, a honraria será concedida pela Assembleia Legislativa à personalidade integrante ou descendente de japoneses, bem como a entidades pertencentes à colônia japonesa que prestam relevantes serviços à sociedade.
Denominada “Terra do Sol Nascente”, em referência à origem da palavra “Japão” (Nippon), que significa origem do sol, a comenda será entregue anualmente na semana do Dia da Comunidade Japonesa, em Sessão Solene realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, especificamente para comemoração do evento, e será constituída de Medalha e Diploma contendo as bandeiras nacionais brasileira e japonesa.
Conforme justificativa, o dia 18 de junho foi estabelecido como o Dia da Imigração Japonesa por ter sido nessa data, no ano de 1908, que o primeiro navio (Kasato Maru) aportou no Brasil com imigrantes japoneses, no porto de Santos (SP). Desde então, os nipo-brasileiros muito contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Brasil e fortalecimento das relações entre Brasil e Japão.
O parlamentar destacou que, em 18 de junho deste ano, serão comemorados 115 anos da imigração japonesa no Brasil. “A comunidade japonesa tem uma participação efetiva no desenvolvimento do nosso Estado e também no País. Eu me sinto muito honrado de ser descendente desse povo que é muito trabalhador, muito responsável e bastante dedicado em suas atividades”, destacou Hashioka.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caixa sorteia Lotomania, Mais Milionária e Quina com prêmios que ultrapassam R$ 109 milhões
Leia Mais
Servidor do INSS denunciou esquema de descontos ilegais ainda em 2020, mas investigação só resultou em operação cinco anos depois
Leia Mais
Aprovado projeto que inclui Festival do Hambúrguer no Calendário Oficial de MS
Leia Mais
STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao CNJ; Walter Delgatti pega 8 anos
Municípios