ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto determina que o teste do bracinho seja feito na rede pública de saúde
Lucas de Lima é o autora da matéria que visa prevenir hipertensão arterial e outras doenças em crianças
11/05/2023
11:21
CHRISTIANE MESQUITA
©DIVULGAÇÃO
De autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), 3º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), tramita na Casa de Leis o Projeto de Lei 136/2023, que institui a obrigatoriedade do teste do bracinho nas consultas pediátricas em crianças a partir de três anos de idade, atendidas pela rede pública estadual de saúde, em Mato Grosso do Sul. A matéria será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O teste tem o objetivo de aferir a pressão arterial, e deve ser realizado por médicos ou enfermeiros, com a utilização de equipamentos adequados ao procedimento, considerando o aspecto anatômico e de finalidade pediátrica. A finalidade é a prevenção e diagnóstico de hipertensão arterial infantil; doenças cardíacas; renais ou complicações renais; cardiológicas e em retina. Conheça mais detalhes sobre a proposta, clicando aqui.
“Dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde [OMS] apontam que cerca de 23% da população apresenta hipertensão arterial sistêmica. Estima-se que 5% da população com idade inferior a 18 anos apresente hipertensão arterial, e ainda que a prevalência da doença na faixa dos três anos de idade varie de 2 a 13 %, daí a recomendação da prática de aferição da pressão arterial a partir dos três anos. O teste do bracinho é uma medida simples e eficaz para diagnosticar as crianças que começam a ter aumento da pressão sanguínea”, justificou o autor matéria, deputado Lucas de Lima.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova regra da CNH altera limite de pontos e pode reduzir teto para 20 em caso de infrações gravíssimas
Leia Mais
Mamonas Assassinas terão restos mortais exumados após 30 anos
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro solicita autorização para tratamento com Estímulo Elétrico Craniano
Leia Mais
Brasil e Índia assinam primeiro memorando bilateral sobre terras raras e minerais críticos
Municípios