Campo Grande (MS), Quinta-feira, 28 de Março de 2024

PARCERIA

Suzano e Famasul firmam parceria para expandir projetos de geração de renda em Ribas do Rio Pardo (MS)

Com a parceria, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) disponibilizará técnicos agrícolas para atender novas comunidades do município, ampliando projetos como o Sistema Agroflorestal (SAF), que já atende 87 famílias

04/05/2023

09:45

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) firmaram parceria para ampliar projetos de geração de trabalho e renda no campo, em Ribas do Rio Pardo (MS). Por meio da assinatura de um termo de cooperação, a empresa e a entidade se comprometem a expandir iniciativas de capacitação, especialização e transmissão de conhecimentos para famílias com aptidão agrícola nas áreas próximas à construção da nova fábrica da companhia no município.

Com a parceria, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) disponibilizará técnicos agrícolas para atender novas comunidades da região, tornando mais acessível a adesão aos projetos de geração de trabalho e renda em execução pela Suzano, que já contribui para a qualificação de 87 famílias nos assentamentos Mutum, Avaré e Melodia. “Essa sinergia de ações possibilitará que as famílias tenham condições de gerar renda e ampliar negócios usando técnicas agrícolas mais eficientes e sustentáveis. Essa iniciativa contribui com o compromisso da empresa de retirar mais de 200 mil pessoas da linha da pobreza nas áreas em que atua até 2030”, afirma Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.

Para Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul, parcerias como essa firmada com a Suzano são de grande importância para ampliar a abrangência da atuação do Senar no Mato Grosso do Sul. “Assim, além da capacitação de mão de obra que oferecemos ao setor florestal, também levamos assistência técnica às comunidades rurais da região de abrangência do empreendimento da Suzano. Trata-se de um grande avanço para a nossa atuação nessa cadeia produtiva tão importante para o estado e que vem crescendo a cada ano”, acrescenta.

“Um dos projetos que serão ampliados, por exemplo, é Sistema Agroflorestal (SAF), método que permite às famílias cultivarem diversos alimentos no mesmo espaço, diversificando a produção e desenvolvendo uma atividade mais rentável e menos dependente de uma só colheita. Também serão desenvolvidos projetos como o Reserva Alimentar, que já contempla 87 famílias para a formação  de bancos de alimentos para que os animais não sofram em períodos de estiagem”, acrescenta Israel Batista.

Outras iniciativas incluem atendimento veterinário de qualidade, melhoramento genético e sanitário para adequação à prática comercial em linha com especificações do Ministério da Agricultura e Pecuária. Ademais, será oferecida capacitação em gestão de negócios no campo, com oficinas de diversificação de canais de comercialização e implantação de projetos de apicultura no território.

Fortalecimento

Em paralelo à qualificação e profissionalização de agricultores familiares, o acordo também contempla o compromisso de fortalecer associações de agricultores familiares. A Suzano fornecerá apoio para elaboração de regimento interno para adequar a condução das atividades e a relação entre os associados. A iniciativa inclui ainda facilitação do acesso a diversos canais de comercialização, como a feira agrícola de Água Clara e adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

Além disso, as famílias terão acesso a inúmeros cursos, oficinas e apoio gerencial no campo. “O Senar fornece uma grande variedade de cursos e é o principal formador de mão de obra no campo. As famílias poderão aprimorar a gestão, a qualidade dos produtos, a diversificação da produção e incrementar o valor agregado dos alimentos cultivados. Na Suzano, acreditamos que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e, por isso, essa aliança faz total sentido para que possamos expandir nossos projetos de geração de renda e emprego na área rural do entorno da nossa nova fábrica”, complementa Israel Batista. 

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: