Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

GOVERNO DO ESTADO

Governo discute novo plano diretor em Porto Murtinho, porta de entrada da Rota Bioceânica

19/04/2023

18:10

SECOM

©DIVULGAÇÃO

Com foco no desenvolvimento e nas novas oportunidades da rota bioceânica, o governador Eduardo Riedel e representantes de várias instituições se reuniram nesta quarta-feira (19) para discutir o planejamento estratégico, econômico e a criação de um plano diretor em Porto Murtinho, que é uma cidade estratégica do Estado na implantação do corredor.

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, destacou que todo apoio e ajuda para cidade será importante nesta mudança social e econômica, em função da rota. “Estamos conversando com o Governo, instituições e universidades e todos estão dispostos a ajudar, o que nos deixa muito contente. Esta reunião foi muito produtiva. A cidade vai ter um boom em função do corredor”.

Um dos parceiros deste projeto é a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). “A Universidade vai contribuir com esta proposta do plano diretor da cidade, porque já estamos fazendo o acompanhamento da rota desde o início. Vai existir aqui uma ação em conjunto e vamos aprimorar o projeto para trazer ao governador”, disse o reitor da Uems, Laércio Alves de Carvalho.

O professor e geógrafo Fábio Martins Ayres, que é coordenador do Centro de Pesquisas de Estudos de Fronteira da Uems, participou do encontro e disse que a expectativa é a produção deste plano em seis meses. “Estamos correndo contra o tempo. A novidade é que vamos fazer um trabalho e ordenamento do município na área urbana e rural, que vai ser base para os próximos 40 anos, sendo fruto de um trabalho conjunto”.

Já Mateus Boldrine Abrita, que faz parte da Superintendência de Inteligência de Dados da Segov (Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica), destacou que outros trabalhos vão contribuir para este desenvolvimento. “Temos expertise em projetos anteriores em fazer o mapeamento dos arranjos produtivos locais, analisando economicamente os municípios que estão no trajeto da rota, em especial Porto Murtinho, o que vai contribuir com esta iniciativa”.

Porto Murtinho é uma cidade estratégica para Mato Grosso do Sul, já que liga o Estado aos países sul-americanos, rumo ao Oceano Pacífico. Está sendo construída inclusive uma ponte sobre o Rio Paraguai, na divisa do município com a cidade de Carmelo Peralta (Paraguai), que faz parte da rota bioceânica.

Também participaram da reunião o secretário Jaime Verruck (Semadesc), o deputado Paulo Corrêa e representantes do Sebrae-MS, Fiems (Federação das Indústrias de MS) e Unilivre (Universidade Livre do Meio).


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: