POLÍTICA
Com apoio de Vander, UFMS realiza festival internacional de violão
O evento, que será realizado entre os dias 17 e 22 abril, é gratuito e aberto ao público
14/04/2023
16:50
ALEX NANTES
©DIVULGAÇÃO
Entre os dias 17 e 22 de abril a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizará o 6° Festival e Simpósio Internacional de Violão de Campo Grande. O evento contará com mais de 15 apresentações artísticas de âmbito regional, nacional e internacional, além de cursos, palestras, masterclasses, concertos e simpósios.
Dentre as atrações, estão grandes violonistas como Pedro Rodrigues (Portugal), Daniel Morgade (Peru/Uruguai), Gonzalo Victória (Uruguai), André Espindola (Argentina/Brasil), Gilson Antunes (São Paulo), Fábio Scarduelli (Paraná) Humberto Amorim (Rio de Janeiro) Evandro Dotto, Caio Bressan, Quarteto Toccata, Duo Borba-Nonato, dentre outros.
Uma novidade desta edição são as aulas intensivas de violão para comunidades em situação de vulnerabilidade social em Campo Grande, ministradas por estudantes do curso de Música da UFMS. O intuito é que seja oferecido um primeiro contato com o instrumento durante os 50 dias de oficinas, preparando coletivamente os jovens para uma grande apresentação, que será realizada no último dia de festival, em um concerto com músicos clássicos.
As quatro comunidades escolhidas foram: comunidade quilombola Tia Eva, comunidade quilombola São João Batista, Projeto Livres (Vila Nogueira) e Escola Municipal José Mauro Messias da Silva (Moreninhas). Mais de 100 jovens serão beneficiados com as aulas.
Outra atividade será o Simpósio Internacional Acadêmico sobre Violão, nos dias 20 e 21 de abril, no prédio do Curso de Música da UFMS. Serão quatro mesas ministradas por mestres e doutores da área, que discutirão assuntos relacionados ao violão. Também haverá os masterclasses, momentos em que os espectadores poderão assistir uma exibição de um aluno e o professor responsável fará observações e instruções em relação à apresentação.
O Festival deste ano está sendo promovido graças ao apoio do deputado federal Vander Loubet, por meio de emenda parlamentar alocada na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).
“Acredito muito na força da educação somada à cultura para o nosso estado, principalmente quando falamos de projetos que atendem as pessoas que mais precisam do apoio do poder público. Por isso, nosso mandato colabora com vários projetos da UFMS que têm como objetivo levar o saber, a arte e o conhecimento para as comunidades”, pontuou Vander.
Ao todo, durante seus mandatos, o deputado já destinou para a Universidade mais de R$ 11 milhões em emendas individuais para construção de campis (Nova Andradina e Chapadão do Sul) e prédios (nova Biblioteca Central e Mercado Escola) e projetos nas áreas da agricultura familiar, cultura, ensino, extensão e esporte e lazer.
As inscrições para o 6° Festival e Simpósio Internacional de Violão podem ser feitas até este sábado, 15 de abril, pelo site https://festivaldeviolao.ufms.br. No site também é possível conferir a programação completa e fazer a reserva de ingressos para as apresentações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Leia Mais
Alems inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Municípios