ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Parlamentares debatem a Saúde em Dourados e a violência de gênero
07/03/2023
11:45
CHRISTIANE MESQUITA
©ARQUIVO
Na tribuna nesta manhã (7), a deputada Lia Nogueira (PSDB) abordou a questão da Saúde em Dourados e a violência contra a mulher. “Trago duas temáticas hoje. A primeira é a Saúde, que não pode ser tratada de forma improviso, ainda mais na saúde pública, isso não cabe, é um dever do Estado. Represento a Grande Dourados e trago relatos tristes de duas mortes que ocorreram em fevereiro deste ano na Unidade de Pronto Atendimento [UPA] em Dourados, que revelam a precarização da saúde no município. Costumo dizer que o Sistema Único de Saúde [SUS] não é de graça, pagamos por ele, pois é resultado dos nossos impostos”, ressaltou a parlamentar.
“Logo, o governo, seja estadual ou municipal não faz favor algum em realizar um bom atendimento para que não aconteça o que houve nos casos que vou relatar. O menino Samuel, de apenas dois anos, atendido e medicado na UPA, retornou no dia seguinte e já não havia mais o que fazer. Não foi feito exame algum no menino, só o físico. E a família denunciou negligência neste caso. Não foi diferente com o adolescente Julio César Arthur da Costa Escobar, de 14 anos, um dos destaques no futebol, ele também foi atendido e medicado na UPA sem nenhum exame mais aprofundado, e quando retornou, acabou falecendo no Hospital da Vida”, declarou.
Estou elaborando um requerimento junto ao Ministério Público para saber quem é o culpado, e quem for, seja punido. Também faremos um requerimento para o acompanhamento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública [Sejusp]. O prefeito de Dourados disse que vai apurar o caso. A Fundação de Saúde [Funsaud] também irá apurar, mas eu não poderia me calar, as famílias me procuraram, e quero deixar registrada a minha indignação aqui pois reflete o que acontece na Saúde de nosso Estado”, concluiu.
O segundo assunto abordado pela parlamentar foi a violência contra mulher, lembrando o ataque que a vereadora Rosane Jung (PSDB) sofreu de colegas parlamentares, em Maracaju. “Neste mês da mulher não é só de celebração, e sim de muita reflexão. Ainda temos que falar ainda da violência contra nós mulheres, no momento em que deveríamos estar debatendo o espaço que devemos ocupar. Também sofri perseguição quando eu era vereadora, e trago para esta Casa de Leis para debatermos e avançarmos. Até quando enfrentaremos a violência de gênero”, alertou Lia Nogueira.
A deputada Mara Caseiro (PSDB), falou sobre necessidade de abordar na Assembleia Legislativa o combate à violência contra as mulheres. “Aqui falamos bastante da participação da mulher na política, e do combate à violência sexual. É muito importante debatermos, somos 2 mulheres e 22 homens, e eu fico feliz sobre os projetos que partem dos deputados estaduais de combate ao assédio e violência contra as mulheres. Temos que chegar aos homens e criar os filhos para não discriminar e respeitar as mulheres”, afirmou.
Para o deputado Professor Rinaldo (Podemos) essa é uma preocupação fundamental para a sociedade. “ Uma questão primordial é a questão da Saúde, em que as pessoas precisam de um atendimento merecido, principalmente em um momento de vulnerabilidade. Acompanhei o atleta de Dourados que faleceu tão jovem, não há como brincar e improvisar, e lamentavelmente vemos essa cena ser reeditada. Acompanhei o caso de Dona Francisca, que ficou nove anos esperando uma cirurgia, e ela não resistiu. Deixo consignado aqui a minha solidariedade na Saúde. Também não podemos permitir nenhum tipo de discriminação às mulheres”, relatou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Concurso da Sanesul para PCDs encerra inscrições com quatro vagas para assistente administrativo
Leia Mais
Terceiro homem morto em confronto durante jogo de futebol na fronteira
Leia Mais
Brasileiros nos EUA adotam rotinas inusitadas para economizar com moradia e alimentação
Leia Mais
Mudanças após revogação da norma de monitoramento financeiro pela Receita Federal
Municípios