ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto do deputado Lucas de Lima prevê que veterinários e clínicas veterinárias sejam obrigados a denunciar casos de maus-tratos a animais
24/02/2023
13:40
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Os responsáveis por estabelecimentos de atendimento veterinário, (incluindo Pet Shops, clínicas, estabelecimentos que comercializam medicamentos e alimentos), poderão ser obrigados a denunciar casos suspeitos de maus-tratos a animais no Estado. É o que prevê o Projeto de Lei 26/2023, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems).
De acordo com o projeto, os profissionais ficam obrigados a notificar à Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, através da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), Subea ( Subsecretaria do Bem-Estar Animal), Ibama, Vigilância Sanitária, Zoonozes, Ministério Publico Federal ou outros órgãos competentes, ao constatar os indícios de maus-tratos nos animais.
No momento da notificação, deverão ser fornecidas informações como o relatório do atendimento prestado. Em caso de descumprimento, os responsáveis podem responder pela infração.
“O projeto visa despertar a atenção de todos para o grande número de ocorrências de maus tratos aos animais. Os Médicos veterinários, as clinicas veterinárias, os pet shops, e os estabelecimentos que comercializam remédio e alimento para animais, contam com profissionais preparados para identificar sinais de maus tratos e crueldade praticados em animais”, justificou o deputado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mais de 18 mil candidatos participam do Passe da UFMS neste domingo em 11 municípios de MS
Leia Mais
Roberto Carlos sofre acidente após falha no freio de Cadillac durante gravação de especial da Globo
Leia Mais
Toffoli e Moraes colocam STF no centro da crise do Banco Master e aumentam pressão por Código de Conduta
Leia Mais
Não se julgue pelas metas inalcançadas em 2025
Municípios