Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

CAARAPÓ

Prefeitura beneficia agricultores familiares com entrega de calcário

07/02/2023

07:50

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

A prefeitura de Caarapó, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, promoveu na semana passada a entrega de calcário aos produtores do Assentamento Nossa Senhora do Carmo, que conta com 41 famílias. A ação beneficia os agricultores familiares inscritos no Programa de Correção e Conservação de Solo, com o objetivo de promover a oferta de alimentos e melhorar os níveis de emprego e renda no meio rural.

A entrega foi acompanhada pelo titular da pasta de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Aldecir Roberto Fernandes, o Chicão, e do secretário de Obras e Infraestrutura, Luiz de Almeida Miranda, o Macarrão, ambos vereadores licenciados, além do chefe do Departamento Municipal de Agricultura Familiar, Maurício de Morais.

De acordo com o secretário Chicão, a secretaria da qual é titular disponibiliza assistência técnica direcionada à análise do solo para pequenos produtores de todo o município, com o objetivo de promover a devida correção do solo onde houver necessidade, especialmente com a aplicação de calcário. O secretário sublinha ainda que o objetivo da prefeitura é que o produtor tenha uma maior atenção quanto à qualidade do solo em que está realizando seu plantio. “Somente com um solo fértil e bem equilibrado é possível garantir maior produtividade e qualidade na colheita”, pondera.

O chefe do Departamento Municipal de Agricultura Familiar esclarece que, para usufruir do benefício, o produtor deve entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico e fazer o agendamento. “É importante lembrar que é fundamental que o produtor tenha em mãos o resultado da análise do solo, visto que é através dessa análise que temos os números para indicar a quantidade e o tipo de calcário que cada solo necessita”, pontua Maurício de Morais, acrescentando que a secretaria auxilia o produtor na realização da análise orientando como a amostra deve ser colhida e encaminhada para o laboratório.

As parcerias entre as secretarias municipais têm sido importantes para o alcance das metas e objetivos perseguidos pela administração municipal de prefeito André Nezzi. Nesse caso, a soma de esforços entre as secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Econômico e de Obras e Infraestrutura – que forneceu a logística de transporte - foi fundamental para o atendimento aos agricultores familiares do Assentamento Nossa Senhora do Carmo

O prefeito André Nezzi ressalta a importância da agricultura familiar para o Brasil. Com base em informações da Agrishow Digital (https://digital.agrishow.com.br/culturas/qual-e-importancia-da-agricultura-familiar-no-brasil), o dirigente caarapoense destaca que a agricultura familiar brasileira tem um peso muito forte para o país. Ela é responsável por 77% dos estabelecimentos agrícolas, emprega 10 milhões de pessoas e apresenta um faturamento anual de US$ 55,2 bilhões.

Além disso, se fosse um país, a agricultura familiar brasileira iria figurar no top 10 entre os maiores produtores de alimentos do mundo, ocupando a 8ª posição. Essa é a prova de que o crescimento do Brasil passa pela agricultura familiar.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: