Campo Grande (MS), Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

SONORA

Programa Cidade Empreendedora traz melhorias nas compras públicas e fortalecimento dos empreendedores em Sonora

Iniciativa do Sebrae/MS e Prefeitura Municipal se encerra com contribuições no aumento da formalização de empresas e maior participação de negócios locais e agricultura familiar em compras públicas

01/02/2023

13:30

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Apoio ao comércio local e agricultura familiar, desburocratização dos processos municipais e incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras públicas, além da promoção de uma cultura empreendedora nas escolas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Sonora, executado ao longo dos últimos 21 meses em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal. A iniciativa é encerrada oficialmente nesta segunda-feira (30), em uma solenidade realizada na Câmara Municipal, com a entrega de um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município ao prefeito, Enelto Ramos da Silva.

Na mesma data, o prefeito também renovou a parceria com o Sebrae/MS para a continuidade do trabalho por meio do programa Cidade Empreendedora. Neste novo ciclo, o município irá receber um pacote diferente de soluções que possuem o propósito de promover a competitividade de Sonora e dinamizar a economia local. Segundo Enelto, a nova adesão veio, principalmente, pelos resultados alcançados por meio do trabalho já realizado.

Para o líder do executivo, o programa promoveu o crescimento econômico do município, por meio de ações articuladas entre o poder público, empresários, produtores rurais e a sociedade como um todo. “O Sebrae trouxe para nós realizações importantes, como a transformação comercial e a integração com a população. Desde o meu primeiro mandato, eu tinha o sonho de ter o Cidade Empreendedora no meu município por saber o potencial dessa iniciativa e hoje, como gestor público, eu digo que, com certeza, o programa fez uma diferença enorme para o desenvolvimento de Sonora e para a melhoria de todo o setor da economia”, ressaltou Enelto. 

Sonora aderiu ao programa Cidade Empreendedora em março de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro do ano passado. Nesse período, 42 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles que norteou o trabalho foi “Cidade de Negócios” voltado para transformar a economia através do empreendedorismo. Algumas das iniciativas foram estruturadas a partir da construção de um Plano de Desenvolvimento Econômico, elaborado em conjunto com as lideranças locais, que visou, entre os principais pontos, o incentivo à agricultura familiar, a redução da evasão do consumo, a adoção de medidas para transformar o desemprego em empreendedorismo e atrair novos empreendimentos.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o comprometimento do poder público e da sociedade civil organizada foi fundamental para repercussão positiva do programa. “O Cidade Empreendedora traz diversas ferramentas que possibilitam promover melhoria do município em muitos aspectos, mas o envolvimento da Prefeitura Municipal, dos empreendedores e parceiros, como Associação Comercial e Sindicato Rural, foi fundamental para a conquista de bons resultados. Realizamos várias ações que permitiram não só capacitar a gestão pública para tornar os processos mais eficientes, mas também fortalecer os pequenos negócios, promovendo a geração de emprego e renda e o crescimento de Sonora”, destacou Mendonça. 

Fortalecimento do empreendedorismo 

O Sebrae atuou no município de Sonora melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados mais de 4.700 atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas cerca de 750 empresas distintas localizadas na cidade. 

Um dos empreendimentos atendidos foi a loja de presentes e utilidades da empresária Aline Dantas dos Santos. A empreendedora começou o negócio em 2011 e, desde então, foca as vendas em produtos para a casa, acessórios e cosméticos. Para melhorar o negócio, apostou em conhecimento.  “Conheci o Sebrae através de cursos, fui à Sala do Empreendedor para saber mais sobre Microempreendedor Individual (MEI) e assim tive várias soluções para minha empresa, entre elas, o controle de caixa e o marketing digital, que me ajudaram a driblar esses desafios, aprender mais para poder crescer”, pontuou Aline. 
Junto às orientações ao comércio local, o Sebrae promoveu capacitações para levar conhecimento aos empreendedores e possibilitar o crescimento das empresas. O destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, um grande evento gratuito ocorrido em fevereiro deste ano, que ofereceu palestras e oficinas, além de Sessão de Negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população. 

Outra ação relevante foi proporcionada pela parceria com o Sistema Fiems, quando o Sebrae/MS levou para o município unidades móveis de capacitação. Por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta, foram oferecidos cursos gratuitos nas áreas de transformação digital, informática, solda, construção civil, panificação, costura e automotiva.

Paralelamente a esse trabalho, a Sala do Empreendedor do município também recebeu apoio e melhorou à qualidade do serviço oferecido ao empresário, o que garantiu ao espaço o selo Prata de Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae em 2022 como reconhecimento da qualidade e desempenho ao atender o público. O espaço também foi reinaugurado com uma nova identidade visual com a proposta de atrair o público. 

O resultado do suporte oferecido ao comércio local por meio do programa Cidade Empreendedora pode ser observado pelos dados emitidos pela Receita Federal. O número de fechamento de empresas durante a execução do programa, por exemplo, reduziu 60% se comparado com o mesmo período anterior ao Cidade Empreendedora. Além disso, também houve um aumento de 12% no número de empresas ativas no município e o aumento de 32% na formalização de microempreendedores individuais.

Compras Públicas 

Mais do que dar apoio ao comércio local, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores públicos para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos. Nesse contexto, o município recebeu consultoria na área de Compras Públicas com a proposta de adotar estratégias para priorizar os pequenos negócios locais nos editais de licitação – tratamento diferenciado previsto na Lei Complementar nº 123/2006. Com esse trabalho, a Prefeitura Municipal investiu, em 2021 e 2022, no total, R$ 28,2 milhões em empresas locais licitadas para o fornecimento de produtos e prestação de serviços. Um passo importante para promover o ciclo virtuoso da economia e o aumento da geração de renda na cidade.

Como parte da iniciativa, foram adotadas ferramentas para despertar o interesse dos comerciantes locais em participar dos pregões. Sonora, por exemplo, foi o primeiro município de Mato Grosso do Sul a implementar o Portal Empreende Sonora – plataforma digital que integra o poder público e os pequenos negócios locais, melhorando o acesso dos empreendedores aos editais de licitação publicados pela prefeitura. 
Em Sonora, também foi feito um trabalho para estimular os produtores da agricultura familiar a fornecer para a prefeitura. No município, 33 produtores receberam consultoria especializada para que melhorassem a qualidade da produção, além de aprenderem a planejar o plantio de acordo com o que o mercado precisa e conseguirem se organizar para vender para o poder público via Programa Alimenta Brasil (PAB) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Nesse contexto de apoiar os pequenos produtores, outra iniciativa aderida pelo município foi o 1º Desafio Estadual das Merendeiras. Em Sonora, a etapa municipal teve a participação de 19 profissionais, que elaboraram receitas com ingredientes produzidos por produtores locais. Mais do que estimular o poder público a adquirir os itens desse público, a disputa veio para valorizar o trabalho realizado pelos profissionais nas escolas. 

Na avaliação da gerente municipal de Desenvolvimento Econômico, Tuany Souza, com o trabalho na área de Compras Públicas, houve avanço importante na agricultura familiar e no fortalecimento do comércio local. “Na agricultura familiar, a gente obteve a adesão de maior número de produtores, principalmente, pelo acompanhamento de perto do consultor do Sebrae nas produções no assentamento. No comércio local tivemos vários eventos e houve a proximidade com Associação Comercial que passou também a fomentar os associados”, ressaltou a gestora.

Empreendedorismo na escola

Por meio do programa Cidade Empreendedora, pela primeira vez, estudantes de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino tiveram oportunidade de aprender sobre empreendedorismo em sala de aula. O Sebrae/MS formou os professores para a aplicação da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e, ao todo, cerca de 500 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram contemplados. No total, 130 docentes foram capacitados com soluções em empreendedorismo no município.

Através do JEPP, o tema empreendedorismo é trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária, por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados. A Feirinha do JEPP é o último passo da metodologia, quando os estudantes de todos os anos envolvidos apresentam os produtos desenvolvidos à comunidade.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: