Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

CAARAPÓ

Secretaria de Saúde de Caarapó realiza a Campanha Janeiro Branco sobre saúde mental

31/01/2023

07:10

ASSECOM

Profissionais da área de Saúde debates assuntos relacionados à Rede de Atenção Psicossocial do município

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó, está inteiramente mobilizada na Campanha Janeiro Branco, mês da conscientização sobre saúde mental em nosso município. O objetivo é chamar a atenção para as necessidades relacionadas à saúde mental, trazendo dicas de promoção de saúde e bem-estar, assim como alertas de prevenção de doenças ou distúrbios psicológicos.

Helivelton Queiroz, psicólogo na Academia da Saúde, setor vinculado à Atenção Básica de Saúde, pontua que “é importante falar sobre saúde mental e isso sempre envolve um trabalho multiprofissional e interdisciplinar em prol única e exclusivamente da saúde da população”. O profissional de saúde afirma ainda que “vivemos tempos que desafiam nosso equilíbrio mental, daí a importância dessa campanha, que não pode ser vinculada somente ao mês de janeiro e, sim, trabalhada de janeiro a janeiro, todos os anos.”

Kerollin Marques Martins, enfermeira no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), registra que é de fundamental importância sensibilizar o cuidado com o emocional, estimular a importância de identificar as emoções, sentimentos e os comportamentos diante da mudança.  Ela destaca ainda que, dentro da estrutura psíquica, o corpo reage nos aspectos emocionais e psicológicos no processo do adoecimento. “Dessa forma, o emocional pode afetar o bem-estar, a saúde e o corpo, visto que o emocional influencia e interfere na qualidade da nossa imunidade, no meio social e familiar, no relacionamento, intervindo no trabalho”, diz. “A nossa estrutura psíquica é composta por mecanismos de defesa, os quais nos permitem alterar ou diminuir todo equilíbrio mental. Nesse contexto, quando trabalhamos o autoconhecimento, autoconsciência, identificamos os estágios que nos leva a negação do adoecimento, raiva, barganha, tristeza, medos, anseios, desestímulo e a aceitação do estado do mal estar. Portanto, a identificação do estado emocional contribui para o autoconhecimento e autoconsciência de funcionabilidade psíquica e das reações aos quais o corpo corresponde, pois o que você não resolve em sua mente o corpo transforma em doença”, observa.

A ideia da RAPS de Caarapó com essa campanha é trazer ao conhecimento da população a estruturação que o setor público fornece para acolhimento desta demanda e ao mesmo tempo apresentar propostas para uma mudança na qualidade de vida, na saúde mental da população. Na Atenção Primária, trabalha-se com a promoção de saúde e a prevenção de doenças e, na Academia da Saúde, juntamente com toda a equipe em saúde - educador físico, médico do ESF, Agentes de Saúde, Enfermeiro da Unidade, nutricionista, entre outros – é proposto aos pacientes um novo estilo de vida, em que se busque sempre promover a própria saúde. A Secretaria de Saúde de Caarapó está preparada para fornecer amparo e suporte que garanta essa qualidade de vida para tais pacientes.

O dia D da campanha acontece nesta terça-feira (31) Estão acontecendo palestras sobre saúde mental com profissionais da psicologia em todos os ESF’s da cidade e também dos distritos. O evento conta com apresentação cultural, ginástica laboral e outras atividades de saúde. A Secretaria de Saúde destaca que esse evento será um marco na Saúde Mental do município em que, pela primeira vez na história de Caarapó, haverá um evento simultâneo em todos os ESF’s da cidade. Nos distritos de Cristalina e Nova América, as atividades começam às 13h.

É importante ficar atento com as programações do posto de saúde de seu bairro para não perder nada sobre a campanha, além de participar de algo saudável.

A Raps deu início aos seus trabalhos em Caarapó em 2019 através da enfermeira Kerollin Marques Martins Faria e contou com os apoiadores José Emilson da Silva Ortega, Aline Feltrin e Odete Lara de Carvalho, que realizaram as primeiras reuniões visando ao trabalho em rede.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: