Campo Grande (MS), Terça-feira, 19 de Março de 2024

TRE-MS

Julizar Barbosa Trindade é eleito presidente do TRE-MS; Paschoal Carmello é eleito vice

Paschoal Carmello Leandro e Julizar Barbosa Trindade também foram reconduzidos como membros efetivos do TRE-MS

30/01/2023

18:40

MIDIAMAX

GABRIEL NEVES

Julizar Barbosa Trindade e Paschoal Carmello durante posse no TRE-MS ©Nathalia Alcântara

Os desembargadores Julizar Barbosa Trindade e Paschoal Carmello Leandro são os novos presidente e vice-presidente, respectivamente, do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) para o biênio 2023/2025. A votação e posse ocorreu nesta segunda-feira (30), de forma presencial.

Trindade aproveitou o momento para agradeceu a Deus, aos familiares e a esposa que o acompanha por 43 anos, e possui três filhos e seis netos

"Com mais de 40 anos atuando na justiça eleitoral do estado, sempre confiamos no sistema", disse Trindade.

Na solenidade, os dois também foram reconduzidos como membros efetivos do TRE-MS. Além disso, o desembargador Paschoal Carmello Leandro também acumula a função de Corregedor Regional Eleitoral.

Para o juiz Juliano Tannus, que deixa a presidência do TRE-MS, os eleitos possuem “espíritos democráticos e republicanos”. Além disso, Tannus destacou que esses são valores essenciais para o cargo.

Tannus relembrou os desafios enfrentados ao longo das eleições de 2022 e as classificou como desafiadoras. “Encontramos um país extremamente polarizado. Penso que é causado ainda pelas redes sociais”, disse.

Vale lembrar que Paschoal era presidente e Julizar atuou como vice nas eleições. Assim, Tannus afirmou que os dois conduziram as eleições com maestria.

“Nãos tenho dúvida que ambos são merecedores e vencedores das suas trajetórias profissionais”, finalizou.

Acompanharam a solenidade, a corregedora geral do Estado, Ana Carolina, que representou o governador Eduardo Riedel (PSDB). Além dela, o procurador regional eleitoral, Pedro Gabriel Gonçalves, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), e o Corregedor-Geral de Justiça, Carlos Eduardo Contar.

Por fim, os membros do TER-MS, Alexandre Branco Puti, Vagner Mansur Saad, Ricardo Damaceno de Almeida e José Eduardo Cury também participaram.

Carreira de Paschoal Carmello Leandro

Paschoal Carmello Leandro é formado em ciências jurídicas pela Faculdade de Direito de São Carlos. Em 1983 foi nomeado para o cargo de juiz substituto, iniciando o exercício da função em Aquidauana.

Atuou como juiz de direito em Rio Brilhante, no ano de 1984. Em 1986 no município de Jardim e em 1990 na Comarca de Campo Grande.

Em 2005 foi promovido, por merecimento, a Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, em 2013 foi designado para exercer a função de Ouvidor Judiciário.

Assumiu, por decisão do Tribunal Pleno, a função de Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, em 2014.

Além disso, presidiu o Comitê Estadual de Saúde e o NAT (Núcleo de Apoio Técnico) do Tribunal de Justiça em 2015-2016.

Também foi designado para coordenar a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no ano de 2016.

Em fevereiro de 2017, passou a exercer a função de Presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais. Exerceu o cargo de Presidente do TJ/MS no Biênio 2019/2020.

Carreira de Julizar Barbosa Trindade

Julizar Barbosa Trindade é graduado em direito pela Fundação Educacional Eurípedes Soares da Rocha de Marília. Ingressou na Magistratura como Juiz Substituto em 1982, na comarca de Corumbá.

Logo depois, acabou promovido como Juiz de Direito para a comarca de Glória de Dourados, em maio de 1982. Do mesmo modo, foi promovido para a 2ª Vara da Comarca de Amambai, em 1984.

Trindade pediu para ser removido para a 1ª Vara Cível da comarca de Ponta Porã em 1985. Alguns anos depois, acabou promovido para a comarca de Campo Grande em 1988, onde atuou na Vara de Entorpecentes e Delitos de Trânsito com vítimas.

Transferido, por permuta, para a Vara da Fazenda e Registros Públicos da Comarca de Campo Grande em 1991. Do mesmo modo, acabou transferido, por permuta, para a 3ª Vara Cível Residual da Comarca de Campo Grande em 1993.

Em 2002, foi removido para a Vara de Precatórias Cíveis da Comarca de Campo Grande. Promovido, por merecimento, ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul em fevereiro de 2007.

Além disso, atuou como professor na Esmagis, dos juízes substitutos aprovados nos últimos concursos realizados pelo Tribunal de Justiça do Estado.

Durante sua carreira, frequentou e participou de inúmeros cursos e seminários na área jurídica realizados em todo o território nacional. Participou de várias diretorias da Amamsul, até mesmo como Vice-Presidente. Escreveu artigos jurídicos para revistas e jornais.

Exerceu a função de Corregedor-Geral de Justiça no biênio 2015/2016.

Tomou posse como Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul em 30 de janeiro de 2017.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: