Campo Grande (MS), Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CAARAPÓ

Município completa 64 anos nesta terça-feira, 20

Ambos os municípios foram emancipados pela Lei nº 1.189, de 20 de dezembro de 1958

20/12/2022

07:20

GENIFFER RAFAELA

©DIVULGAÇÃO

Caarapó fica à 283 km de Campo Grande e este ano as comemorações começaram ainda no dia 17 de Dezembro com show da cantora gospel Eyshila. Nos dias seguintes, foi a vez de Davidson Silva e Hugo e Guilherme subirem aos palcos.  Hoje, dia 20, o encerramento das programações devem acontecer com o show da dupla Guilherme e Santiago. Os cantores estarão se apresentando a partir das 20h, no parque de exposições de Caarapó, a entrada é gratuita.

História

Inicialmente a cidade de Caarapó foi colonizada pelos “mineiros”, como eram chamados os trabalhadores da Companhia Mate Laranjeira. Em 1927, nasceu o povoado, atual sede do Município de Caarapó, que teve como fundadores Nazário de Leon e Manoel Benites.

O crescimento da região foi impulsionado pela extração de erva mate, planta nativa da região. A Cia. Mate Laranjeira era a responsável pela exploração e entrega do produto em áreas previamente delimitadas.  Eles também construíram as "recheadas", ou casa sede, e larga trilha onde permitia que veículos de tração animal trafegassem. As trilhas abertas levavam até as margens do rio Amambaí, por onde as mercadorias eram transportadas até os centros consumidores.

Com influência indigena tupi-guarani, a origem do nome da cidade significa:  “CAA”, erva-mate, e “RAPÓ”, raiz de erva-mate, dando destaque a planta que fomentou o aumento populacional da cidade. Atualmente o município possui 31.005 habitantes, segundo o censo do IBGE.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: