Campo Grande (MS), Quinta-feira, 28 de Março de 2024

JUTI

Município comemora 35 anos de emancipação nesta quarta-feira, 14

O antigo distrito de Caarapó, foi emancipado durante o ano de 1987

14/12/2022

07:15

GENIFFER RAFAELA

©DIVULGAÇÃO

O município de Juti, que fica a 320 Km da Capital, teve a sua emancipação decretada no dia 14 de Dezembro de 1987, tendo assim a sua separação da cidade de Caarapó. Durante as comemorações de aniversário deste ano, a atração principal da festa será a dupla Thaeme e Thiago.

Com festas emendadas, as comemorações na cidade estão acontecendo desde o dia 9 deste mês em celebração à padroeira da cidade. Na segunda-feira, no dia 12, foi a vez de comemorar a iluminação natalina com apresentações culturais. Já no dia 13, aconteceu a corrida em alusão ao aniversário da cidade com direito a show do grupo Pagodireito.

Hoje é a vez de Thaeme e Thiago subirem ao palco da Praça de Eventos da cidade, a partir das 21h. A dupla Caio e Gabriel também estará se apresentando no evento que encerra as comemorações dos 35 anos da cidade.

Histórico do município - Quando ainda era um distrito, Juti recebia o nome de sua padroeira, Santa Luzia. Sua fundação aconteceu entre os anos de 1912 e 1915, por influência da extração de erva mate. O distrito acabou perdendo grande parte de seu número populacional após a desativação dos trabalhadores da extração de erva-mate da companhia Laranjeira.

Durante o ano de 1920, o número de habitantes da vila voltou a aumentar, tornando-se um grande centro comercial da região. 28 anos depois, foi instalado o cartório ou distrito de Paz de Caarapó, sendo esse o motivo da cidade receber o seu nome atual, Juti. Com o êxodo rural, o município se tornou um ponto de passagem dos caminhoneiros.

Atualmente, a cidade é liderada por Gilson Marcos da Cruz (PSD), atual prefeito de Juti. Ainda segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do ano de 2021, com área de 1.569,176 km²  a cidade possui 6.861 habitantes. 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: