Campo Grande (MS), Sexta-feira, 29 de Março de 2024

ARTE & CULTURA

Festival do Chamamé de Porto Murtinho cultua a música raiz e movimenta economia da cidade

17/11/2022

09:00

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

O Festival Internacional do Chamamé, realizado entre os dias 11 e 14 de novembro em Porto Murtinho, foi mais do que um evento de consagração do ritmo fronteiriço apreciado pela maioria da população do Estado, segundo pesquisa. Envolveu a região, levando alegria, divertimento e conhecimento aos murtinhenses, paraguaios e argentinos, deu amplitude à Rota Bioceânica e movimentou a economia local num período de baixa temporada do turismo.

Público acompanhou animado as apresentações na arena de eventos

Com extensa programação - 49 shows, oficinas e seminários -, o festival marcou pelo congraçamento entre os chamamezeiros dos três países, numa linguagem universal através da música correntina, e a participação da população fronteiriça. O encontro tomou uma dimensão maior, avançando além da proposta de atrair mais adeptos ao chamamé, principalmente entre os jovens. A repercussão, por meio das redes sociais, ecoou em todo o continente.

“Nossa cidade e os nossos irmãos da fronteira tiveram momentos indescritíveis. A alegria da população, dos artistas e visitantes foi contagiante”, comento o prefeito murtinhense Nelson Cintra. “O festival proporcionou também conhecimento aos jovens, que pouco ou nada sabem da importância do chamamé, através de seminários, e veio em momento importante para a nossa economia, produzindo não só cultura e alegria, mas renda e emprego para as pessoas.”

Transpôs fronteiras

Realizado pela prefeitura de Porto Murtinho, com apoio do Governo do Estado e Fundação de Cultura de MS e direção do Instituto Cultural ChamaméMS, o festival aqueceu o comércio local. Doze hotéis e pousadas, que normalmente não teriam movimento com o fechamento da pesca, comercializaram três mil diárias somente para a organização do evento em quatro dias.

Dez pessoas ficaram responsáveis pelas refeições para a produção e artistas que participaram do Festival

Uma cozinha com dez pessoas foi contratada e serviu duas mil refeições à produção e artistas. Os postos de combustíveis também lucraram, atendendo 17 carretas e caminhões com as estruturas de palco, e 15 veículos e seis vans para locomoção dos artistas e atender ao evento.

“A ideia de adiar o festival para novembro foi um dos pontos positivos, proporcionando um grande ganho para a nossa economia, além da geração de empregos e renda”, avaliou Isabel Froes, secretária municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento.

No aspecto cultural e massificação de uma das essências da música tradicionalista de Mato Grosso do Sul, a abrangência do encontro histórico transpôs fronteiras e se consagrou já na primeira edição como um dos maiores festivais do gênero na América do Sul. “A proposta que se materializa é transformar Porto Murtinho na capital do chamamé latino-americano. É preciso também investimentos, mas avançamos”, disse Orivaldo Mengual, produtor.

Também presidente do Instituto Cultural Chamamé MS e divulgador do chamamé nos meios radiofônicos há 25 anos, Mengual ressaltou que o evento na fronteira deu maior visibilidade aos artistas e o objetivo de elevar o nome de Porto Murtinho como portal da Rota Bioceânica foi alcançado. “Foi um grande desafio organizar um evento dessa magnitude, mas deu tudo certo e o resultado é esse, um sucesso de público, e o sentimento de quero mais”, concluiu.

Marco legal

A diretora artística do evento, Andrea Freire, destacou o critério na composição do festival e a compreensão e visão do poder público na sua concepção. Num segundo ponto, cita a programação, que trouxe a força da cultura fronteiriça com muita qualidade; a expansão do conhecimento e debate da raiz chamamezeira; e o significado da Rota Bioceânica para a região, aliada à cultura, para um público muito especial – moradores, jovens e agentes públicos.

“O festival ganhou uma divulgação ampla, inclusive fora do Estado, com a repercussão por meio da imprensa”, reforça Freire. Para ela, o encontro estabelece um marco legal para a cidade e envolver a população e mais de 40 pessoais moradoras na sua execução. “Um legado importante para a sua continuidade, o pertencimento da cidade, que foi envolvida e depois envolveu o festival, numa via de duas mãos. E quem esteve lá certamente não vai esquecer.”

Para a integrante da organização, o festival nasceu forte e com potencial para crescer e ser uma mola propulsora para o desenvolvimento local (cultura, turismo e economia criativa). “Foi uma ousaria realizar em Porto Murtinho e deixou uma impressão excelente para os visitantes e artistas, criando uma sinergia fundamental para um evento como esse. É um evento exitoso e a gente pode se orgulhar de ter contribuído para que ele se firme e continue”, assinalou.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: