Campo Grande (MS), Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

ARTIGOS

Como podemos superar traumas

13/09/2022

19:30

WILSON AQUINO

WILSON AQUINO*

Desde o seu nascimento, o indivíduo está sujeito aos mais variados desafios. É obrigado a enfrentar fortes ventos e tempestades e a carregar pesados fardos. O efeito dessas dificuldades varia de pessoa para pessoa, onde alguns conseguem resistir à dor e às aflições e ainda saírem fortalecido delas; outros conseguem, com muita dificuldade, seguirem em frente sem olhar para trás. Porém, grande parte sente o impacto de forma traumática, que acaba afetando suas vidas, sua personalidade, seu modo de ser, de pensar e de reagir diante das coisas, afetando, consequentemente, seus relacionamentos social, profissional e familiar.

Traumas, são sequelas das dificuldades pelas quais passaram e que duram muito tempo até serem reconhecidas, controladas e esquecidas. Ou não, pois em muitos perduram por toda a vida.

As origens mais comuns desse problema que afeta milhares de pessoas à nossa volta, são normalmente relativas a abuso sexual, bulling, assédio moral, violência doméstica tanto contra o cônjuge como aos filhos, acidente de automóvel e tantos outros.

Os traumas afetam o desenvolvimento do cérebro, diminui o amor próprio, baixa a autoestima, a segurança, a confiança e provocam profundos sentimentos de incapacidade, de inferioridade e desânimo de lutar e superar obstáculos na vida.

A ciência comprova que quanto mais cedo os traumas se instalam na mente de uma pessoa, quando crianças por exemplo, mais profundas serão as raízes feridas e, consequentemente, o impacto na personalidade do indivíduo.

A pessoa traumatizada sente-se incapaz de buscar e alcançar objetivos mais simples, pois acabam “empacados” na corrida natural da busca por melhoria de qualidade de vida, que ocorre por intermédio do avanço nos estudos e no esforço do trabalho. Vítimas de abuso sexual, por exemplo – crime lamentavelmente comum nesses últimos tempos e dentro do próprio lar – costumam ter grandes dificuldades em se relacionarem socialmente.

Apesar do reconhecimento da gravidade desses traumas e suas consequências negativas na vida das pessoas, há que se ressaltar que tudo pode ser contornado, controlado e afastado para que não mais prejudiquem a vida do indivíduo. Ou seja: Há cura para os traumas e o meio mais eficiente está ligado à religiosidade. Na comunhão do indivíduo com Deus.

Quando o Senhor diz que não dá um fardo mais pesado do que a pessoa possa suportar é uma grande verdade. No entanto, para que a cura se instale, é preciso o exercício constante da fé e da perseverança em avançar firme nesse caminho.

Existem outras formas de tratamento, como a busca por profissionais habilitados para tratar a mente. A psiquiatria, por exemplo. No entanto, afirmo sem sombra de dúvida que o tratamento espiritual é o mais eficaz, com resultados garantidos e seguros.

Acreditar em Deus e que Ele pode realmente ajudar a afastar as sequelas de traumas sofridos de toda ordem é o primeiro grande passo; depois, como o passado não pode ser mudado, assuma-o. Porém, centraliza-se no futuro, nas suas metas e objetivos. Lembrando sempre que o Senhor está contigo.

Situações traumáticas, quando bem enfrentadas, mesmo depois de longo período de medo e angústia, tendem a fortalecer o caráter dos que passam por elas. As Escrituras Sagradas estão cheias de grandes exemplos nesse sentido. É o caso de José, jovem hebreu que viveu antes de Cristo. Era inteligente, dedicado, bondoso e de muita fé em Deus. Seus irmãos o odiavam, movidos pela inveja. Isso os levaram a vendê-lo como escravo. Mais tarde foi preso, injustiçado e no final – depois de mais de duas décadas de sofrimento - saiu vitorioso como uma das maiores autoridades do Egito. Assim sendo, teve a oportunidade de punir severamente os irmãos, como vingança, mas não o fez. Como era um homem de Deus, perdoou os irmãos e até reconheceu que todo seu sofrimento o ajudou a ser uma pessoa muito melhor do que normalmente seria.

E o que dizer então do apóstolo Paulo? Depois da morte de Cristo, foi perseguido, preso, espancado, passando também por grandes sofrimentos. Nem por isso, mesmo na prisão, perdeu seu amor à vida, ao próximo e ao Senhor. Permaneceu firme na sua fé e acabou sendo usado pelo Senhor para escrever e deixar grandes mensagens sagradas, as quais podemos ter livremente hoje nas mãos para conhecimento e reflexão, e que proporcionam o fortalecimento espiritual de todos aqueles que buscam respostas e força nas palavras de Deus.

*Jornalista e Professor


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: