Campo Grande (MS), Sábado, 20 de Abril de 2024

SEBRAE

De industriário a empreendedor: com o apoio do Sebrae/MS, empresário de Rio Brilhante se destaca no mercado de serviços automotivos

Após participar de capacitações do programa Cidade Empreendedora, empreendedor triplicou o número de funcionários, aumentou faturamento da empresa e melhorou estrutura de atendimento aos clientes

01/09/2022

07:20

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Ser dono do próprio negócio não tinha passado pela cabeça de Douglas da Silva até o ano de 2017. Trabalhando na indústria alcooleira, no município de Rio Brilhante, o empresário sentia a necessidade de estar mais próximo de sua família e, em uma corajosa decisão, pediu demissão para ingressar em uma área totalmente nova: a de prestação de serviços na área automotiva.

Atualmente, cinco anos depois, Douglas se consolidou no empreendedorismo e, com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com o Governo Municipal, ampliou o faturamento da empresa e celebra o sucesso da Studio D Estética Automotiva. Mas o início dessa trajetória no mundo dos negócios, não foi fácil. Em 2018, Douglas decidiu ser autônomo e buscou uma especialização na área de martelinho de ouro, serviço que o empresário de 35 anos passou a oferecer em um local pequeno, com o apoio de sua esposa.

Os dois administravam a empresa e prestavam serviços com o apoio de mais um funcionário, só que apesar da dedicação coletiva, ele viu a necessidade de aprender mais e aprimorar a gestão empresarial. “No início, me tornei Microempreendedor Individual (MEI) e comecei a trabalhar, mas nessa época eu não tinha um controle detalhado de gastos, não sabia o quanto ganhava, nem se eu tinha como arcar com os encargos de um funcionário contratado”, relembrou o empreendedor.

Foi assim, que em 2021, com a adesão do Governo Municipal de Rio Brilhante ao programa Cidade Empreendedora, Douglas encontrou nos cursos oferecidos pelo Sebrae/MS, o suporte necessário para fazer com que a Studio D Estética Automotiva alcançasse o sucesso. Por meio de capacitações nas áreas de Marketing, Gestão e Finanças, o empreendimento cresceu e Douglas pôde se mudar para um espaço maior, contratar mais três funcionários e planejar investimentos em uma nova área dentro do ramo automotivo.

“A partir disso, eu consegui me organizar melhor, aprendi a separar os gastos da empresa dos gastos pessoais e concluí que poderia contratar mais funcionários. No início deste ano também nos mudamos para um novo e maior local, onde também tenho a intenção de comercializar produtos de estética automotiva daqui a um tempo”, afirmou Douglas comemorando o sucesso dos negócios.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Em Rio Brilhante, as ações tiveram início em abril de 2021 e, de lá para cá, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.

Esse suporte é oferecido não só para quem empreende na área urbana, mas para quem vive no campo. Nesse contexto, produtores da agricultura familiar recebem consultoria para que possam melhorar a qualidade dos alimentos, planejar a produção e ampliar as vendas, considerando não só os mercados locais como possíveis compradores, mas também o poder público.

Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.

Além de Rio Brilhante, atualmente, o programa está em execução em 32 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sonora e Terenos.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: