Campo Grande (MS), Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

CAARAPÓ

Prefeitura convoca novos aprovados em concurso público

03/08/2022

10:40

DILERMANO ALVES

Vista parcial da prefeitura de Caarapó, sede administrativa do Poder Executivo municipal

A administração municipal de Caarapó expediu edital na última segunda-feira (2) convocando novos concursados para compor o quadro de provimento efetivo do município. A nova chamada se dá no âmbito do Concurso Público nº 001/2019, homologado através do Edital nº 019/2019.

Estão sendo convocados ajudantes gerais, agentes de limpeza escolar, agentes de merenda escolar, operadores de máquinas pesadas, auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI) e médicos.

Os novos convocados precisam se apresentar ao Departamento de Recursos Humanos da prefeitura no prazo máximo de 30 dias contados a partir da publicação do Edital (publicado em 2 de agosto) ou requerer prorrogação por igual período. Quem deixar de realizar esse procedimento será considerado desistente.

O edital também relaciona os documentos que deverão ser apresentados ao Departamento de RH da prefeitura, em cópias autenticadas ou acompanhados dos originais. Já os nomes dos convocados podem ser verificados no Anexo I do edital, enquanto o Anexo II apresenta outras informações, como, por exemplo, a avaliação médica ocupacional admissional, indicando os exames que deverão ser apresentados. O edital, na íntegra, está disponível em https://www.caarapo.ms.gov.br/publicacoes/concursos-publicos.html.

Para ingressar no serviço público, como na prefeitura, por exemplo, o interessado deve ser devidamente aprovado em concurso público, conforme estabelecido pela legislação. Dentre as vantagens da carreira, destaca-se a estabilidade na função – após período probatório -, exceto quando há falta grave comprovada por meio de processo administrativo disciplinar.

Outra forma de ingresso se dá através do cargo comissionado – também chamado de cargo de confiança, pelo qual o servidor em função de comissionada ocupa uma posição de livre nomeação, ou seja, não precisa ser aprovado em um concurso público. Contudo, a ele não é garantido o direito de estabilidade, podendo ser dispensado sem justificativa.

O serviço público pode abrigar a figura do estagiário, que ocupa posições temporárias no quadro de servidores. No caso, são vagas destinadas a universitários, por exemplo. Sua admissão se dá por meio de processo seletivo, de acordo com as regras do órgão competente.

Outra modalidade de ocupação de função no serviço público é por meio da contratação de empresa de serviço que, por sua vez, é escolhida mediante licitação pública. São as chamadas terceirizadas.

Por fim, há ainda os servidores contratados temporariamente.  Esse tipo de trabalhador não tem um vínculo direto com os cargos públicos. Além disso, essa ocupação é por tempo limitado, como o próprio nome sugere. Por regra, é caracterizada pela necessidade de ocupar determinada posição de interesse público por tempo pré-determinado.

Outras informações podem ser conferidas no portal BXblue, em https://bxblue.com.br/aprenda/ingresso-no-servico-publico/.

 

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: