Campo Grande (MS), Terça-feira, 16 de Abril de 2024

BATAGUASSU

Após pandemia, Prefeitura retoma programação social/cultural da Festa de N.S. dos Navegantes

Eventos acontecem no Distrito de Nova Porto XV

28/07/2022

09:25

ASSECOM

Após dois anos sem promover a programação social e cultural da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes devido a pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura e Subprefeitura do Distrito de Nova Porto XV retomará este ano a tradicional festividade.

Em sua 74ª edição, o evento com início a partir das 23 horas (horário de Brasília) terá entrada gratuita e contará com shows musicais, praça de alimentação e parque de diversões no Centro Esportivo e de Lazer (CEL) “Odenir da Guia Rodrigues”, no Distrito de Nova Porto XV (em frente a Capela de Nossa Senhora dos Navegantes).

Segundo o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), a programação festiva tem início na sexta-feira, dia 12 de agosto, com show do grupo Alma Serrana disponibilizado pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. No sábado, dia 13 de agosto, a animação ficará por conta do cantor bataguassuense Hendy Viale, que se apresentará em contrapartida pela Lei Aldir Blanc. Já no domingo, dia 14 de agosto, véspera do feriado municipal, o show será do grupo Garrafão.

“A festividade de Nossa Senhora dos Navegantes é desenvolvida desde 1948 em nosso município e está inserida no calendário cultural regional. Nosso objetivo é manter viva essa tradição”, destacou Akira.

O prefeito comenta que no dia 15 de agosto, data em que se celebra o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, haverá a procissão fluvial com envio da Santa do Distrito de Nova Porto XV (MS) até Presidente Epitácio (SP), com a presença de duas embarcações pequenas para o transporte de representantes religiosos e alguns fiéis (em torno de 40 pessoas).

A saída da Santa do Distrito de Nova Porto XV está prevista para às 8 horas (horário de Brasília).

Conforme a programação, chegando à Presidente Epitácio (SP), a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes desembarcará no Píer Turístico e seguirá em procissão terrestre até a Capela São José / Nossa Senhora dos Navegantes, onde haverá a celebração da Santa Missa prevista para às 10 horas (horário de Brasília), com a presença de fiéis.

Logo após, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes retorna ao Distrito de Nova Porto XV, onde às 15 horas (horário de Brasília), será celebrada Missa Solene no Píer Turístico do Distrito.

De acordo com pároco Everton dos Santos, da Paróquia São João Batista, será realizada novena em honra a Nossa Senhora dos Navegantes do dia 6 a 14 de agosto (sábado a domingo), na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, às 19h30 (horário de Brasília).

A 74ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é uma realização da Prefeitura de Bataguassu,  Câmara de Vereadores de Bataguassu, Paróquia São João Batista e Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e apoio do Governo do Estado.

Confira a programação completa

Parte social / cultural

Dia 12 de agosto, sexta-feira – Show com o grupo Alma Serrana, a partir das 23 horas;

Dia 13 de agosto, sábado – Show com o cantor Hendy Viale, a partir das 23 horas;

Dia 14 de agosto, sábado – Show com o grupo Garrafão, a partir das 23 horas.

Parte religiosa

De 6 a 14 de agosto (sábado a domingo) – Novena em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, às 19h30 (horário de Brasília), na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes (Distrito de Nova Porto XV);

Dia 15 de agosto - 6h30 – Envio da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes para a procissão fluvial com a presença da Banda Musical “Ambrosio Lemes”, no Distrito de Nova Porto XV;

8 horas – Saída da procissão fluvial com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes ao município de Presidente Epitácio (SP);

10 horas – Procissão terrestre do píer de Presidente Epitácio até a Capela São José / Nossa Senhora dos Navegantes, na Vila Tibiriçá e Missa Solene em alusão a Nossa Senhora dos Navegantes;

12h30 – Retorno de Nossa Senhora dos Navegantes de Presidente Epitácio (SP) ao Píer do Distrito de Nova Porto XV;

15 horas - Missa Solene no Píer Turístico no Distrito de Nova Porto XV;


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: