Campo Grande (MS), Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

NIOAQUE 132 ANOS

Município comemora 132 anos de emancipação com Arraial e show de Almir Sater

19/07/2022

10:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A cidade de Nioaque completou 132 anos de emancipação político-administrativa nesta segunda-feira (18). O aniversário foi marcado por uma grande festa organizada pela administração local, sob o comando do prefeito Valdir Junior, que também é presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Aproveitando a época das festas juninas, a prefeitura organizou no Estádio Municipal o 1º Arraiá de Nioaque, com comidas típicas, apresentações culturais, shows regionais e nacionais.

“É uma felicidade compartilhar esse momento com toda nossa população, aqui da Região Sudoeste. É um momento histórico, com entregas, investimentos na saúde, na infraestrutura, na educação e essa festividade. Pra mim é um orgulho estar recebendo aqui os amigos das aldeias indígenas, das comunidades quilombolas, dos assentamentos e das cidades vizinhas, que vieram comemorar com a gente esse momento”, disse o prefeito.

©DIVULGAÇÃOO grande destaque da noite de aniversário foi o show especial do cantor Sul-Mato-Grossense Almir Sater, que encantou o público de mais de 6 mil pessoas ao tocar sua viola de dez cordas e cantar seus maiores sucessos.

Almir é um dos artistas mais admirados do Brasil e vem se destacando ainda mais nos últimos meses pela sua participação na novela Pantanal, uma das produções de maior sucesso dos últimos tempos da Rede Globo.

©DIVULGAÇÃO“É um orgulho Sul-Mato-Grossense. Quando fala em pantanal já se lembra de Almir Sater. Quando fala de Almir Sater, se lembra de Mato Grosso do Sul e do Pantanal. E recebemos ele no 1º Arraiá de Nioaque”, afirmou Valdir. 

Além da grande atração musical, o Arraiá teve também barracas com pratos típicos do Estado e da região, que foram organizadas pela Associação de Pais e Mestres das escolas municipais e estaduais.

“Toda a arrecadação aqui vai para a Associação de Pais e Mestres para auxiliar os diretores de escolas na parte de manutenção rápida, já que a prefeitura, para fazer uma recuperação, precisa fazer todo um processo burocrático, com licitação”, explicou o prefeito.

Diversas autoridades participaram da festa, como os prefeitos de Aral Moreira, Alexandrino Garcia; de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini; de Aparecida do Taboado, José Natan; de Miranda, Fábio Florença; e o presidente da Funtrab, Marcos Derzi.

Avanços

Além do seu aniversário, Nioaque comemora também os diversos avanços conquistados nos últimos anos. Administrada pelo prefeito Valdir Junior desde 2017, a cidade vem se destacando em diversas áreas.

De acordo com dados da prefeitura, somente nos últimos 18 meses Nioaque recebeu mais de R$ 40 milhões em investimentos.

Parte dos recursos foi aplicada na reforma e ampliação do Hospital Aroldo Lima Couto, que ganhou laboratório e farmácia.

Também foram adquiridas cinco novas ambulâncias, entre elas, a primeira UTI móvel de Nioaque. A cidade ganhou ainda um Centro de Atenção Primária à Saúde, que oferece atendimento especializado em diversas áreas.

As ruas da área central foram recapeadas e obras de asfalto foram realizadas em vários bairros, com destaque para o asfalto do frigorífico.

Outra parte dos recursos foi aplicada na renovação da frota de veículos e máquinas da cidade, no esporte, na assistência social e na infraestrutura em geral.

A prefeitura também está garantindo incentivos para os pequenos agricultores e recentemente entregou mais de 500 títulos de propriedade de terras às famílias dos assentamentos da região.

História

Nioaque foi fundada em 8 de abril de 1849, mas emancipada apenas 41 anos depois, em 18 de julho de 1890. Distante 185 quilômetros de Campo Grande, a cidade também foi protagonista da Guerra do Paraguai e da Retirada da Laguna, e hoje coleciona memórias e monumentos que simbolizam a história vivida.

Outra curiosidade de Nioaque é que na região pesquisadores encontraram presença de pegadas fósseis de dinossauros. O resultado da pesquisa, feita por especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi inclusive publicado no jornal periódico científico Journal of South American Earth Sciences em 2021.

Como consequência da descoberta, hoje Nioaque é conhecida como Vale dos Dinossauros e exibe pelas ruas diversas estátuas dos animais.

“Esse ano comemoramos 173 anos de fundação em abril e agora, 18 de julho, comemoramos 132 de emancipação político-administrativa. Contar a história de Mato Grosso do Sul sem contar a história de Nioaque não tem como. Nioaque faz parte da história também do Mato Grosso e do nosso país. É uma cidade que tem a história da Retirada da Laguna, da Guerra do Paraguai. Nossa área rural é maior do que a área urbana e nossa população é formada por pessoas que amam onde estão. Eu, como prefeito, estou muito feliz em representar nossa gente. Deixo aqui meus parabéns a cada um dos cidadãos Nioquenses”, finalizou Valdir.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: