CORRIDA ELEITORAL
Pré-candidato a federal, Chiquinho Assis quer emplacar projetos de reforma tributária e menos impostos
14/07/2022
14:00
ALBERTO GONÇALVES
Chiquinho Assis estreia na disputa eleitoral e quer desenvolver propostas para o cidadão e as empresas ©O Estado Play
Um novo nome surge na disputa eleitoral deste ano, Chiquinho Assis, do Republicanos, busca uma vaga na Câmara dos Deputados. Com experiência de mais de 30 anos como concursado na Secretaria de Fazenda, o pré-candidato tem o lema menos impostos e reforma tributária.
“Primeira disputa e estamos aguardando a convenção em 5 de agosto. Temos uma expectativa muito boa e dentro do partido o jogo está muito transparente e limpo. Estamos sonhando para que o partido se fortaleça. O Republicanos tem uma das maiores bancadas no Congresso Nacional e o meu desafio é contribuir com o time, e para que a bancada possa trabalhar em prol do Estado.”
Licenciado da presidência do Sindifiscal (Sindicato dos Fiscais Tributários de MS), Chiquinho Assis, acredita que sua experiência na administração pública e também no sindicalismo terá um peso em sua corrida eleitoral. Envolvido com o sistema tributário do país, o pré-candidato do Republicanos pretende atuar em Brasília na reforma tributária, visando ter um projeto mais coerente, que não prejudique o empresariado e muito menos a sociedade.
“Sou estudioso do sistema tributário brasileiro, e não tenho dúvidas que a reforma tributária será a grande pauta a ser discutida no Congresso Nacional. Ela será a reforma mais impactante na vida dos brasileiros. Absurdos do sistema tributário que precisam ser mudados. Um deles, é se você tem uma loja e abrir uma filial em cada estado do país, você terá um custo de código fiscal em cada um deles. Isso é custo, encarece os negócios e diminui postos de trabalho. O grande lema que eu vou levar nessa disputa política será o tema de menos impostos e mais empregos.”
Ele garante que tem percorrido várias regiões do Estado levando seu nome ao conhecimento das pessoas e suas propostas. Entre elas está na defesa do empresariado e da população.
Exemplificando, uma de suas ideias é de elaborar proposta onde as pessoas mais necessitadas, que precisam dos auxílios provenientes de estados e governo federal, como o cartão Mais Social, em MS, e o Auxílio Brasil, possa ter uma espécie de cash back – termo usado para quando você faz uma compra e tem um retorno rentável e exemplifica.
“Por exemplo, em uma cesta básica, o total de imposto chega a quase 40%. Então, nossa ideia é que esse imposto, após o uso do valor seja retornado ao usuário. Dessa maneira, ele poderá consumir o produto que necessita em seu dia a dia mais tranquilamente e com a garantia que terá de volta o imposto cobrado. Esse valor, por sua vez fará girar ainda mais o mercado, pois vai estimular as compras e com isso a economia aquece e todos ganham”.
Chiquinho cita que a fórmula é simples e para o Estado significa muito pouco, com a redução da carga tributária nos alimentos básicos. “Esse projetos engrandecem os negócios, dá mais faturamento ao empresário e garante mais comida ao trabalhador.”
Chiquinho vai caminhar junto ao pré-candidato a Governo do Estado, Eduardo Riedel do PSDB por acreditar em seu projeto de gestão.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeito Cassiano Maia visita SCFV “Bombeiros do Amanhã” e destaca melhorias necessárias
Leia Mais
Especialistas esclarecem diferenças entre vida sexual ativa e vício em sexo
Leia Mais
Estudo de Harvard aponta maiores arrependimentos antes da morte e destaca importância de relações
Leia Mais
Polícia busca comerciante desaparecido enquanto carro é encontrado em chamas em Anaurilândia
Municípios