CAPITAL
Campo Grande garante 2⁰ lugar no ranking das capitais que melhor atende a infância
27/06/2022
13:50
ASSECOM
As políticas públicas de apoio à primeira infância garantiram a Campo Grande o 2⁰ lugar no ranking das 27 capitais brasileiras que desenvolveram o ambiente mais adequado para a primeira infância, que abrange desde o nascimento até os 6 anos de idade.
Campo Grande garantiu 57 pontos do Índice Município Amigo da Primeira Infância (IMAPI), ficando atrás apenas de Vitória (ES), que obteve 60 pontos.
O IMAPI avalia cinco indicadores: Saúde, Nutrição, Aprendizagem Inicial, Segurança e Proteção e Cuidados Responsivos. Ao todo 5.570 municípios do país foram avaliados.
No ranking estadual, a Capital também lidera com IMAPI de 57 pontos, 3 pontos a mais que Alcinópolis, a segunda colocada. O Município, no quesito Saúde, teve o desempenho avaliado como médio, obtendo 56 pontos, acima da média de Mato Grosso do Sul, que é de 54.
Foram avaliados indicadores como o início adequado do pré-natal; Consultas de pré-natal; Gravidez na adolescência; Cesáreas; Prematuridade; Baixo peso ao nascer; Sífilis Congênita; Visitas domiciliares nos primeiros 10 dias de vida; Cobertura de imunização; Cobertura da Atenção Básica de Saúde; Internação por pneumonia ou gastroenterites; Mortalidade materna; Mortalidade na Infância e Óbitos evitáveis em menores de 1 ano. O índice de mortalidade infantil caiu de 13,2 para 10 mortos por mil nascidos vivos.
Em relação à Nutrição, Campo Grande obteve 52 pontos, considerado alto desempenho, estando com o dobro de pontos da média estadual (27) e do país (26).
Quanto ao Cuidado Responsivo, a Capital somou 40 pontos, também acima da média do Estado (22) e Nacional (25). Os melhores resultados se comparado com as posições no ranking geral foram obtidos nos quesitos Aprendizagem Inicial e Segurança e Proteção, ambos classificados como de alto desempenho.
Índice
O IMAPI é o Índice Município Amigo da Primeira Infância. Foi criado para descrever os contextos municipais mais ou menos favoráveis ao desenvolvimento na primeira infância no Brasil e apoiar a tomada de decisões em Primeira Infância.
O Índice foi desenvolvido com base no modelo de Nutrição de Cuidados e utiliza indicadores relacionados à oferta de políticas públicas, ações e serviços e práticas familiares voltadas ao desenvolvimento infantil que traduzem os cinco domínios do modelo de Nutrição de Cuidados recomendado pela Organização Mundial de Saúde e UNICEF.
Cada um dos 5.570 municípios brasileiros tem um IMAPI que sumariza um conjunto de 31 indicadores disponíveis em nível municipal de bases de dados brasileiras.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Detran-MS alerta sobre golpes de notificação de suspensão de CNH via SMS e e-mail
Leia Mais
Ministro nega pedido de Bolsonaro para viajar aos EUA e participar da posse de Trump
Leia Mais
Suzano abre 13 oportunidades de emprego em MS para Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas
Leia Mais
Estado avalia renegociação de dívida de bilhões com apoio da União
Municípios