ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto de acesso à informação é sancionado em Mato Grosso do Sul
09/06/2022
16:00
ASSECOM
deputado Capitão Contar
Foi sancionada na manhã da última quarta-feira (08), a Lei 5.891, de autoria do deputado Capitão Contar, que altera e acrescenta dispositivos à Lei 4.416/2013, que dispõe sobre o acesso à informação, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.
Caberá aos órgãos e às entidades a observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção, a utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação e o fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública.
Conforme a nova lei, o cidadão poderá obter informação pertinente à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação, contratos administrativos e convênios. As licitações realizadas e em andamento, com editais, anexos e resultados, além dos contratos firmados e notas de empenho emitidas; e os dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e de entidades.
Segundo a nova norma, as razões de negativa de acesso à informação deverão indicar o fundamento legal da classificação. O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) passa a ter também os objetivos de controlar o cumprimento de prazos e encaminhar a solicitação do requerente ao órgão ou à entidade pública competente, caso não seja possível o acesso imediato à informação.
“É uma vitória para os sul-mato-grossenses nosso projeto ter virado lei. Tanto nos projetos, quanto nas ações de fiscalização, nos preocupamos em combater as práticas corruptas e permitir que o cidadão possa exercer seu direito de controle e acesso às informações de interesse público. Somente assim vamos fechar as torneiras da corrupção”, finalizou Contar.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios