Educação
Inscrições para o Encceja 2022 terminam neste sábado; confira como fazer
Encceja é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos
03/06/2022
14:00
As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) terminam neste sábado (4). O exame é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.
A participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e gratuita. Para participar o candidato deverá ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental, e no mínimo, 18 anos completos para o ensino médio, na data de realização do exame.
As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 28 de agosto de 2022, tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio. A prova, no turno matutino, terá início às 9h e se encerrará às 13h e, no turno vespertino, terá início às 15h30 e se encerrará às 20h30 (horário de Brasília-DF), em todos os Estados e no Distrito Federal.
O participante, antes de efetuar a sua inscrição no endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja, deverá ler o edital e os atos normativos nele mencionados, para certificar-se de que aceita todas as condições nele estabelecidas e que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Encceja Nacional 2022.
O Encceja é realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Pesquisa CNT/MDA mostra Lula na liderança contra Tarcísio, Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro
Leia Mais
Homem é preso por feminicídio da sogra em Dois Irmãos do Buriti
Leia Mais
Governo Trump volta a ameaçar o Brasil e cita Alexandre de Moraes em críticas a ‘abusos de autoridade’
Leia Mais
Flávio Bolsonaro ataca STF e pede anistia ampla para Bolsonaro e aliados
Municípios