Campo Grande (MS), Sábado, 20 de Abril de 2024

CAPITAL

No Dia do Trabalhador, Adriane Lopes fala sobre a importância de acreditar, em si, e nas pessoas

Uma oportunidade pode transformar uma vida

01/05/2022

20:00

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

“Comece onde você está, use o que você tem e faça o que você pode”, a frase usada de tantas maneiras e vezes na internet, retrata o poder de uma oportunidade. Acreditar na própria força, primeiramente, e depois, nas dos demais, pode transformar vidas.

Hoje, no Dia do Trabalhador, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, pode afirmar com toda certeza que esse poder de acreditar foi a força motriz que transformou a sua vida.

Ainda na adolescência, Adriane começou a trabalhar, por necessidade, mas também por exemplo familiar. Seus pais vieram para Campo Grande buscando uma vida melhor para a família. Começaram fornecendo alimentação para os operários de um shopping, quando Adriane tinha 9 anos.

Anos mais tarde, começou a ajudar o pai na Chuá Sorvetes. Terminou o ensino médio na escola pública Lúcia Martins Coelho. Dali saía e pegava o ônibus para casa todos os dias. E em um desses dias, passando pelo Ismac, pensou: o que posso fazer para ajudar as pessoas. Foi quando começou um trabalho voluntário gravando livros para as pessoas cegas terem acesso aos textos. O trabalho social que começara ali estaria presente em toda a sua trajetória.

Já na idade adulta passou a vender os sorvetes de porta em porta, e foi dessa forma que conheceu a cidade. “Paguei minha faculdade de Direito sendo sorveteira, e é uma honra dizer isso. Tudo que conquistei até hoje é fruto do meu trabalho”.

Essa experiência lhe rendeu além de conhecimento territorial, habilidade para ouvir as pessoas e um olhar mais apurado sobre as necessidades de cada região.

Também na faculdade, conseguiu um estágio de segunda a sexta na Defensoria Pública, mantendo as vendas de sorvetes aos fins de semana.

Já formada, passou em um concurso público na Agepen e lá trabalhou por quatro anos. Na Agepen conheceu a realidade de muitas famílias vulneráveis e cada dia mais o trabalho social despertava em seu coração.

Casou-se e em parceria com o marido, Lídio Lopes, decidiu se dedicar a projetos que poderiam transformar a vida de mais pessoas. Assim surgiu o projeto Acelerando com Amor e Solidariedade, que leva cursos de capacitação e geração de renda até as comunidades mais vulneráveis.

“Tive a oportunidade de acompanhar uma senhora que trabalhava durante a semana como caixa de supermercado, e aos fins de semana vendia pão de queijo congelado, que aprendeu através de um dos nossos cursos. Ela comprou um apartamento, já fez duas faculdades e sua vida e de sua família mudaram”.

“Todos temos este poder da decisão, de mudar, de transformar, mas, muitas vezes, precisamos de alguém que acredite em nós, que nos dê essa oportunidade”, diz Adriane.

A mulher que conheceu as ruas de Campo Grande vendendo sorvetes, ganhou duas eleições como vice prefeita, e hoje é a segunda mulher a ocupar o cargo de prefeita de Capital no Brasil. Neste Dia do Trabalho, tão importante quanto lembrar as conquistas que uma nação já teve neste âmbito, é continuar gerando oportunidades e políticas públicas que ofereçam desenvolvimento regional, melhorando a qualidade e transformando a vida das pessoas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: