SAÚDE NA FRONTEIRA
UCP amplia atendimentos para a comunidade fronteiriça
Centenas de pessoas estão sendo atendidas pelas atividades da UCP na região de fronteira.
20/04/2022
10:30
ASSECOM
Médicos e acadêmicos da universidade fazem o atendimento da população nas ações da UCP (Fotos: Assessoria)
Com a diminuição dos casos de COVID 19 e com a retirada gradativa das medidas sanitárias de combate a pandemia, a Universidade Central do Paraguai (UCP) vem ampliando o atendimento da comunidade de cidades da região de fronteira. Uma série de ações vem sendo realizada em Pedro Juan Caballero e Zanja Puitã dentro do projeto de extensão universitária da instituição de ensino.
Recentemente a UCP entregou oficialmente a Clínica Central que vem fazendo centenas de atendimentos gratuitos diários em Pedro Juan Caballero onde paraguaios e brasileiros residentes na região de fronteira estão recebendo auxílio médico e atenção básica em saúde. No local são oferecidas várias especialidades e também a entrega dos medicamentos prescritos pelos profissionais médicos da UCP.
O atendimento foi levado também para a cidade de Zanja Pytã onde em duas oportunidades somente neste mês de abril, em parceria com entidades e com a municipalidade local, toda a estrutura da universidade foi colocada à disposição dos moradores da região. Com a presença da UCP na cidade centenas de crianças, jovens e adultos foram atendidos. Alguns deles não tinha contato com algum profissional de saúde havia anos.
Uma das atividades aconteceu na Escola Básica, Escola Básica Ivar Gonzalez Safstrand, onde moradores locais e do distrito de Sanga Puitã em Ponta Porã foram atendidos pelos professores doutores da UCP com o acompanhamento dos universitários.
De acordo com Aparecido Carlos Bernardo, criador do curso de medicina e um dos diretores da UCP, o objetivo ampliar ainda mais as atividades principalmente em comunidades mais carente. “É uma via de mão dupla e todos saem ganhando, a comunidade, os universitários que colocam em prática os ensinamentos passados em sala de aula e nos laboratórios e as famílias atendidas. Em alguns casos crianças e até adultos nunca tinham passado por um atendimento médico e com a nossa presença nestas comunidades eles passam a ter uma referência médica e se preciso o tratamento continua sendo acompanhado em nossas clínicas em Pedro Juan Caballero”, completou Karlos Bernardo.
Além do atendimento médico e do medicamento, algumas famílias também recebem cestas básicas de alimento e são feitos a expedição de documentos em parceria com a Polícia Nacional e outros órgãos governamentais.
Neste final de semana o Projeto UCP em Ação vai acontecer das 8 da manhã ao meio dia no Assentamento San Francisco. Serão feitos atendimento médicos, atividades lúdicas para as crianças e distribuição de chocolates.
.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula reforça parceria com China e critica guerras comerciais e conflitos em discurso ao lado de Xi Jinping
Leia Mais
Com Tarcísio, Riedel busca atrair investimentos internacionais para MS em evento em Nova Iorque
Leia Mais
CCR MSVia realiza manutenção em trechos da BR-163/MS nesta terça-feira (13)
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande abre 300 vagas temporárias para auxiliares com salário de R$ 1.518
Municípios