Campo Grande (MS), Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

ARTE E CULTURA

Presidente do ecossistema Dákila traz para o Brasil a cultura e a história dos irmãos Paraguaios

12/04/2022

12:00

ASSECOM

©REPRODUÇÃO

O Ecossistema Dakila, através de uma parceria público-privada firmada com a administração pública, tem promovido eventos de várias vertentes culturais, destacando-se o último deles que teve como foco a cultura e a história dos irmãos paraguaios que formam a maior colônia de migrantes da Capital, Campo Grande, e também do Estado de Mato Grosso do Sul.

Atendendo inicialmente a população de Campo Grande e em seguida Corguinho e Taboco, no município onde surgiu o Ecossistema Dakila, precisamente no Morro da Boa Sorte, o evento Terra Gloriosa – Alianças Culturais prima pela fidelidade com os artistas mostram a cultura e a história do Paraguai, nossos vizinhos com quem temos mais de 700 km de fronteira seca onde localizam vários arrojos urbanos internacionais como Ponta Porã (BR)e Pedro Juan Caballero (PY);  Bela Vista (BR) e Bella Vista (PY), Paranhos (BR) e Ypehú (PY) e Coronel Sapucaia (BR) e Capitan Bado (PY).

Durante a apresentação das equipes paraguaias em Campo Grande, na qual mostram sua dança, música e cultura, Urandir Fernandes de Oliveira, presidente do Ecossistema Dakila, falou sobre a importância de eventos como esse.

Segundo ele, há um resgate da história dos povos antigos que viveram naquele país e que detinham conhecimento e tecnologia. Ainda que a história muitas vezes retrate esses povos como indígenas arcaicos, as pesquisas de Dakila apontam que, na verdade, eles deixaram no vídeo acima a apresentação “Tierra Gloriosa” que foi apresentada em Mato Grosso do Sul em março 2022, numa parceria do Ecossistema Dakila e os governos locais.

Aproveite para acompanhar outras transmissões feitas pela TVCH nos links abaixo:  https://www.youtube.com/watch?v=BYMYQ… Corguinho: https://www.youtube.com/watch?v=9X0SO… Taboco: https://www.youtube.com/watch?v=fdOJA….


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: