Camapuã e Paraíso das Águas comemoram aniversário nesta quinta-feira (30)
30/09/2021
07:10
MARIELY BARROS
Cristo Redentor de Camapuã, atrativo do município ©Hora News MS
Dois municípios de Mato Grosso do Sul estão aniversariando nesta quinta-feira (30). Camapuã completa 73 anos de emancipação político-administrativo e Paraíso das Águas, cidade mais nova do estado, faz hoje 18 anos.
Distante 137 km de Campo Grande, Camapuã começou a ser ocupada em 1593. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), jesuítas espanhóis, procedentes de Guaíra, subiram os Rios Paraná e Pardo e se estabeleceram, com uma Redução, à margem esquerda do Ribeirão Camapuã, que fica a três quilômetros da atual Cidade.
Por volta de 1630, bandeirantes paulistas destruíram a Redução, transformando o local num simples pouso daqueles que demandam às minas de ouro de Cuiabá. Anos depois, com o fim da febre do ouro e da penetração das bandeiras, as terras foram completamente abandonadas.
A localidade só voltou a ser desenvolvida em 1921, quando o Governo do Estado autorizou a reserva de 3600 hectares para a formação do patrimônio de Camapuã, no município de Coxim. Em 1924, foi erguida a primeira casa, onde hoje se localiza a Cidade, por João da Motta, que também construiu uma igreja, visando a transformar a localidade em um grande núcleo populacional. Após o falecimento de João, sua obra foi concretizada com a chegada de vários fazendeiros, entre eles Tibúrcio Dias, Firmino Borges, Lázaro Caiana, Francisco Gonçalves Rodrigues e Alaor Gonçalves Rodrigues, que instalaram suas fazendas de gado.
Camapuã foi elevada a município pela Lei nº. 134, de 30 de setembro de 1948 e em 1977 passou a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. Sua principal atividade econômica é a pecuária, sendo conhecida nacionalmente como Capital do Bezerro de qualidade.
Paraíso das Águas - Localizado a 280 km da Capital, o município de Paraíso das Águas foi emancipado pelo governo estadual em 2003 após a realização de plebiscito em Água Clara, Costa Rica e Chapadão do Sul.
Segundo o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), o ato foi aprovado por 96,34% dos eleitores. Entretanto, o decreto de emancipação foi questionado judicialmente pela prefeitura de Água Clara, que alegava prejuízo na economia por conta da perda de território.
O impasse durou até dezembro de 2009, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) considerou válido o decreto estadual que dava autonomia a Paraíso, que se tornou o mais novo município de Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito na manhã do dia 3 de dezembro de 2009 pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Davi Brito vira réu por ameaça com arma à ex-namorada durante videochamada
Leia Mais
Autor de feminicídio em MS é morto em confronto e já havia matado outra mulher em SP
Leia Mais
Campo Grande lidera ranking das cidades mais chuvosas em MS nas últimas 24h
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Municípios