Governo de MS entrega a Assembleia projeto que reduz ICMS da conta de energia durante a bandeira de escassez hídrica
Projeto prevê a redução de 3% na alíquota do ICMS da conta de energia elétrica enquanto durar a bandeira de escassez hídrica.
14/09/2021
10:15
SECOM
©REPRODUÇÃO
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), entregou nesta terça-feira (14) ao presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, o projeto de lei que prevê a redução de 3% na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da conta de energia elétrica enquanto durar a bandeira de escassez hídrica.
Criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a nova bandeira faz o consumidor pagar R$ 14,20 extras a cada 100 quilowatts (kWh) consumidos e está em vigor desde o dia 1° de setembro.
O governo já havia decidido por “abrir mão” do imposto incidente no diferencial da tarifa de energia elétrica na bandeira vermelha, mas após o novo bandeiramento, diversos segmentos da sociedade solicitaram a medida novamente.
Com isso, o Estado abre mão de cerca de R$ 36 milhões, trimestralmente. “É o estado abrindo mão de uma receita para que a gente possa ajudar a baratear a conta de energia aqui no Mato Grosso do Sul, e esse dinheiro ficar no bolso da população”, disse o governador.
Nesta manhã, além de entregar a projeto a Corrêa, o governador vai pedir urgência na tramitação. “O governador está mandando a isenção, com certeza a Assembleia não vai falhar com o povo do Mato Grosso do Sul, vamos todos votar. Projeto de suma importância para impactar menos no bolso da dona de casa, do cidadão sul-mato-grossense”, afirmou o parlamentar.
O projeto beneficiará todos os consumidores de energia elétrica do Estado, até abril de 2022, quando a cobrança da bandeira de escassez hídrica termina.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PSDB de Mato Grosso do Sul terá nova executiva para conduzir eleições de 2026
Leia Mais
STJ confirma anulação de processos da Lama Asfáltica e reforça vitória judicial de Edson Giroto
Leia Mais
Mutirão da Casa Rosa realiza mais de 230 atendimentos no Tijuca 2 e reforça ações de prevenção em Campo Grande
Leia Mais
Meses antes do término, Ivete Sangalo comentou sobre a importância do sexo e do carinho nos relacionamentos
Municípios