O Sesi está com 4,4 mil vagas abertas em 23 cursos gratuitos de EaD (Educação a Distância) nas mais diversas áreas, com cargas horárias que variam de 4 a 40 horas, distribuídos por Mato Grosso do Sul. Todas as capacitações são a distância, auto-instrucionais e gratuitas e o prazo de inscrições vai até o dia 21 de novembro.
As unidades operacionais de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Três Lagoas e os centros integrados de Aparecida do Taboado, Maracaju e Naviraí são responsáveis pelo atendimento direto às demandas das indústrias que optam por essa modalidade, por meio das interlocuções da Educação Continuada.
Segundo o gestor de Educação Continuada do Sesi, Luciano Ferraz Servantes, os cursos mais demandados são de Libras (Língua Brasileira de Sinais), com 2,1 mil matrículas realizadas de janeiro a outubro, combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com 1,9 mil matrículas, e administre seu tempo, com 562 matrículas. “São oferecidas 200 vagas para cada curso, mensalmente. A indústria deve comunicar o interesse às unidades operacionais do Sesi, sem necessidade de número mínimo de alunos. Hoje, estamos com 7 mil matrículas ativas na plataforma, distribuídas em vários cursos”, explicou.
A coordenadora pedagógica da Escola do Sesi de Dourados, Nilva Oliveira, é uma aluna assídua dos cursos EaD da instituição. “Além da atualização em língua portuguesa, com carga horária de 40 horas, fiz vários cursos rápidos, com 1 ou 2 horas de duração. O que mais chama atenção é a interatividade da plataforma, com vídeos e jogos, e a atenção dos tutores, que são muito prestativos para solucionar nossas dúvidas”, declarou.
Nilva Oliviera, que está no cargo de coordenação há 14 anos, considera que o advento da plataforma EaD abriu um novo horizonte para a educação básica. “O educador depende da formação continuada para desempenhar um bom trabalho. Os cursos EaD do Sesi são ferramentas que facilitam e incentivam o educador a manter-se sempre atualizado, refletindo diretamente na atuação em sala de aula”, concluiu.
De janeiro a agosto de 2016, 23 empresas sul-mato-grossenses optaram por cursos na modalidade EaD e, somente em agosto, foram feitas 8.690 matrículas.
Veja a relação de cursos disponíveis:
1. Administre seu dinheiro de forma consciente (20 horas)
2. Administre seu tempo (30 horas)
3. Atendimento ao Público e ao Cliente (20 horas)
4. Atualização em Língua Portuguesa (40 horas)
5. Combate ao Abuso e exploração de crianças e adolescentes (40 horas)
6. Comunicação Escrita (20 horas)
7. Comunicação no foco organizacional (20 horas)
8. Desenvolvimento da Metacompetência para o mundo do trabalho (8 horas)
9. Gestão Efetiva (40 horas)
10. Indústria Contra a Dengue (4 horas)
11. Libras – Língua Brasileira de Sinais (40 horas)
12. Liderança: Lider x Chefe (20 horas)
13. Motivação Pessoal e Profissional (30 horas)
14. Noções Básicas de Secretariado (24 horas)
15. Novo Acordo Ortográfico (10 horas)
16. Preparação de Trabalhadores Para Emergências (1 hora)
17. Prevenção de Câncer de Pele (4 horas)
18. Reforço Escolar em Língua Portuguesa (40 horas)
19. Reforço Escolar em Matemática (40 horas)
20. Satisfação do Cliente (40 horas)
21. Saúde da Mulher (8 horas)
22. Saúde do Homem (4 horas)
23. Trabalho em altura – Uso de cinto de Segurança (5 horas)
Fonte: ASSECOM