|
Divulgação |
Realizado nos dias 02, 03 e 04 de dezembro no Living Lab MS, o Hackathon das Águas promoveu um ambiente de muita inovação e aprendizado aos 73 participantes que aceitaram o desafio de desenvolver soluções para dois temas propostos pela Águas Guariroba: detecção de vazamentos visíveis e não visíveis e comunicação com os clientes. Da abertura, na sexta-feira, até a divulgação do resultado no final da tarde de domingo, foram 45 horas consecutivas de trabalho.
Hackathon é uma palavra nova, que mistura os termos “hacker” (pessoas que possuem conhecimento em sistemas de informática) e “marathon” (maratona). A competição entre profissionais e estudantes da área de tecnologia já está se popularizando no Brasil, mas pela primeira vez no país, foi realizada com foco em saneamento básico.
|
Divulgação |
“Com este evento queremos estimular o mercado e os profissionais de tecnologia aqui em Campo Grande, promovendo este ambiente onde técnicos e pessoas que tem um conhecimento bastante aprofundado vão ajudar a resolver desafios reais na gestão dos serviços de água e esgoto. Ganham os participantes, a Águas Guariroba e também a população”, destaca o diretor executivo da Águas Guariroba, Josélio Alves Raymundo.
Além do tempo, algumas regras fizeram com que a maratona de programação fosse ainda mais intensa: as equipes não puderam sair do Living Lab - apenas por duas horas, e um integrante por vez. Também não puderam trazer nada pronto – todas as soluções apresentadas foram criadas no local. Ao final, todos os trabalhos foram avaliados por um júri formado por especialistas na área técnica e de negócios. Foram momentos de expectativa até a hora da premiação: em cada desafio, foram R$ 10 mil para o primeiro lugar e R$ 3 mil para o segundo colocado. Além disso, os projetos receberão orientação para serem desenvolvidos e poderão ser colocados em prática.
|
Divulgação |
“Todo problema pode ter várias soluções. E você fica todas essas horas imaginando ‘será que a nossa solução é a melhor, se vai ganhar o primeiro lugar?’ e trabalhando para que ela seja realmente a melhor. Então esse momento prova que aquele tempo que foi investido foi recompensado”, destaca o desenvolvedor Victor Magpali Robertson, líder do time Tritões, primeiro lugar no desafio Comunicação com o Cliente com o projeto “Mensageiro das Águas”.
Para o líder do time primeiro colocado no desafio de detecção de vazamentos com o projeto Aqua Solution, Pedro Lucas Rocha, o resultado foi inesperado. “A gente veio mesmo com a intenção de participar, por ser uma coisa nova, muito interessante e que parecia ser muito divertida. E a gente foi selecionado na segunda chamada, o nível do pessoal é muito alto. Esse pessoal veio com ideias mirabolantes e a gente ficou muito surpreso com a nossa ideia – que também foi uma das mais mirabolantes, ter sido escolhida”, conta o engenheiro mecatrônico. A equipe desenvolveu um projeto piloto para detectar os vazamentos a partir de frequências sonoras.
De acordo com o presidente da Águas Guariroba, Guillermo Deluca, a aplicação das ideias criadas no hackathon não se limita a Campo Grande. Hoje a holding da qual a empresa faz parte, a Aegea Saneamento, atua em 44 municípios em nove estados do país, além da Capital. “Qualquer inovação ou tecnologia que se desenvolva e seja realmente eficiente pode ser replicada em qualquer uma dessas cidades. É uma bela possibilidade para desenvolver e fomentar novas empresas”.
Após o hackathon, a equipe do Living Lab MS vai oferecer orientações para que as ideias sejam desenvolvidas e tenham condições de se tornar um projeto finalizado e até, quem sabe, possam virar um negócio. “Nosso foco maior são startups, que são negócios ágeis, que fazem sentidos para uma sociedade e que tem como oportunidade de negócio resolver um problema existente”, afirma Leandra Costa, coordenadora do Living Lab MS.
O Hackathon das Águas é uma realização da concessionária dos serviços de água e esgoto de Campo Grande, a Águas Guariroba, e do Living Lab MS. O evento teve o apoio do Sebrae MS e das empresas Tag3 Desenvolvimento Digital, Café Três Corações, Pão de Queijo Express, Restaurante Manjericão, Suco Prats e conveniência Cerv Já.
Os vencedores do 1º Hackathon das Águas foram:
1° Lugar Desafio A - Diagnóstico de vazamentos: Equipe Aqua Solution - Pedro Lucas Santos Sampaio Rocha; Nathalia Teixeira Escobar, Andreia de Luna Falco.
2° Lugar Desafio A - Diagnóstico de vazamentos: Equipe Sem Furo- Maicon Dante Pasqualato; José Gaspar Kuhnen Filho; Percival Adriano Gonçalves; Emne Vanessa N. Parreira; Antônio Marcos Reis.
1° Lugar Desafio B - Comunicação com clientes:Equipe Tritão: Victor Magpali; Saulo Arruda; Macgyver Martins; Marco Antonio de Souza; Ana Carolina Pereira Cabral.
2° Lugar Desafio - Comunicação com clientes:Thaiany Silva; Mahmod Issa Gustavo Malheiros; Thiago de Brito Dias; Pietro Navarro.
Fonte: ASSECOM