Chuva com trovoadas despenca na Capital e ruas voltam a ficar alagadas
|
Chuva forte começou por volta das 13h e alagou ruas da Capital. (Foto: Marcos Ermínio) |
A tarde de terça-feira (13) começou chuvosa em Campo Grande. Assim como ocorreu na semana passada, em pouco tempo de chuva, ruas e avenidas ficaram alagadas. Com água acumulada nas vias, o trânsito se complicou em algumas regiões da cidade.
Na Avenida Ceará, na região da Avenida Mato Grosso, um carro bateu na traseira de outro veículo e o fluxo ficou bastante congestionado. O trânsito também ficou lento na Avenida Mascarenhas de Moraes, onde a via ficou completamente alagada.
Na Rua do Livramento, no Monte Castelo, bueiros não aguentaram a força da água e estouraram. O mesmo aconteceu na Rua Caxias do Sul do Sul com a Pelotas, que se transformou em um verdadeiro rio. Com medo de cair nos bueiros abertos, motoristas não estão passando pelos locais.
|
Acidente entre dois veículos na Avenida Ceará. (Foto: Christiane Reis) |
|
Bueiro não aguentou força da água e estourou na Rua do Livramento. (Foto: Christiane Reis) |
O auxiliar de produção, Helio de Souza Domingo, 41 anos, seguia pela Avenida Ernesto Geisel, no sentido bairro/ centro e teve que voltar para trás, porque a via começou a alagar. "Isso aqui é impressionante, porque quando chega em certo ponto, a água começa a fazer ondas", disse.
Na mesma região, o pintor Anderson Escobar, 40 anos, que estava de moto, teve de se abrigar embaixo do viaduto da Avenida Mascarenhas, por conta da enxurrada. "O jeito é parar aqui e esperar a chuva passar. Graças a Deus tinha esse viaduto", disse.
"Moro em Campo Grande há 12 anos, nunca vi a cidade desse jeito está abandonada. Quando chove alaga, isso sem contar os buracos que a gente tem que conviver o ano inteiro", considera Márcio da Silva, 40 anos.
O morador Eder Santos enviou fotos da Rua Jerônimo de Albuquerque, no bairro Nova Lima, totalmente tomada pela enxurrada. Em outubro, uma cratera de cerca de cinco metros se abriu no local.
|
Rua Vitória Zeolla, veículos também estão presos na água que já transformou a via em um lago - Carandá Bosque I |
Previsão
Na quarta-feira (14), haverá intensificação dos ventos e das instabilidades, com pancadas de chuva fortes, especialmente no sul do Pantanal.
Na quinta-feira (15), as instabilidades estarão no norte, mas em todo estado ocorrerão fortes rajadas de vento. Sexta-feira (16), o tempo estará nublado com chuva isolada no norte; demais áreas do estado, tempo parcialmente nublado, o vento continua moderado com rajadas. Vale ressaltar que as temperaturas estarão em ligeiro declínio na sexta, com mínima de 21ºC, na Capital.
Volume de água
O volume de água registrado na última semana equivale a 37% do esperado para todo o mês de dezembro, que é 224,9 mm. De acordo com a Defesa Civil, os medidores registraram o fortalecimento da chuva às 13h, com 20mm. O ápice ocorreu às 14h45, quando o volume chegou às 84mm.
Conforme tabela divulgada pelo Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), o histórico de chuva esperado para todo o mês de dezembro é de 224,9 mm, ou seja, o volume de água registrado equivale a 37% do total.
Fonte: campograndenews
por: Luana Rodrigues e Christiane Reis