Campo Grande (MS), Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Reeleito, Mochi quer modernidade e transparência antes de ano importante

14/12/2016

12:25

JE

Mochi (à esquerda) quer aumentar participação popular (Divulgação/ALMS)

Reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pelos próximos dois anos, em unanimidade e sem concorrente, Júnior Mochi (PMDB) prometeu modernizar a estrutura da Casa e torná-la mais acessível e transparente para a população.

“A intenção é aproximar o Legislativo da sociedade e agir com maior transparência”, disse o deputado após a aclamação de sua chapa e mesa diretora, concorrentes únicos.

Segundo Mochi, estão nos planos para o próximo biênio tornar todos os sistemas da Casa informatizados, além de liberar o sinal da TV Assembleia para a televisão aberta, permitindo assim que a população acompanhe as votações.

Em 2017 estarão na pauta da Assembleia discussões importantes, como a reforma da previdência estadual, controle dos gastos públicos e o fundo de estabilidade fiscal, quando o Estado terá que criar mecanismos de garantir condições de atender financiamentos vindos do governo federal. Votações que o parlamentar considera "polêmicas".

Considerado o mais importante dos projetos, o fundo de estabilidade fiscal a ser votado garante a devolução de 10% dos lucros ao governo estadual das empresas que receberam incentivos fiscais. “Esse fundo deve gerar até R$ 20 milhões por ano”, disse Mochi.

Como foi a votação 

A mesa diretora da Assembleia terá a seguinte formação: Junior Mochi (PMDB), presidente; Zé Teixeira (DEM), 1º secretário; Onevan de Matos (PSDB), 1º vice-presidente; Grazielle Machado (PR); Amarildo Cruz (PT), 2º secretário; Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente e Felipe Orro (PSDB), 3º secretário.

A aclamação da chapa atrasou mais de uma hora e só se encerrou por volta das 11h após discussões entre os deputados. Na primeira delas, cogitou-se trocar o 1º vice-presidente, Onevan de Matos (PSDB), por Rinaldo Modesto (PSDB), mas depois ele foi mantido.

Depois foi a vez da bancada do PT debater o fato do PSDB ter três postos na mesa diretiva, já que o acordo para apoiar Mochi previa apenas um cargo na mesa diretora. "Combinaram outra coisa com a gente, mas houve o entendimento", disse Pedro Kemp (PT).

Por último, foi a vez de Lídio Lopes (PEN) contestar a chapa única e ameaçar se lançar candidato a 3° vice-presidência, no cargo ocupado por Mara Caseiro (PSDB) mas mudou de ideia após receber a promessa de que integrará a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), no ano que vem, comissão que hoje ele preside.

Para Mochi, contaram a favor da sua reeleição projetos já realizados, como a aposentadoria incentivada que renovou o quadro em quase cem funcionários, a realização do primeiro concurso público da casa e o início da adoção do ponto eletrônico. A eleição com chapa única também é vista de forma positiva. “Houve um acordo entre as bancadas para que não houvessem disputas políticas”, diz.



Fonte: campograndenews
por: Rafael Ribeiro e Leonardo Rocha
Link original: http://www.campograndenews.com.br/politica/reeleito-mochi-quer-modernidade-e-transparencia-antes-de-ano-importante


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: