|
Divulgação |
De volta a Campo Grande 28 anos depois de inaugurar o Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, o empresário que deu nome ao primeiro e único espaço para realização de eventos da Capital visitou, acompanhado do presidente da Fiems, Sérgio Longen, o local, na manhã desta quinta-feira (15/12). Albano Franco, que está na cidade a convite do Sistema Fiems para receber o Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial de Mato Grosso do Sul 2016, também foi visitar o governador Reinaldo Azambuja, o presidente do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), Waldir Neves, e o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi.
|
Divulgação |
Durante a visita, Sérgio Longen agradeceu os serviços prestados por Albano Franco ao empresariado sul-mato-grossense, que, enquanto presidente da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), em 1988, disponibilizou os recursos para construção do centro de convenções. “Para mim, é uma honra receber o Albano hoje na nossa querida cidade. É uma pessoa amiga, companheiro e presidente emérito da CNI, que está sempre conosco em Brasília e uma liderança política muito atuante até hoje. Então é uma satisfação muito grande ter essa oportunidade de, com o Gran Colar, reconhecermos o seu trabalho, o legado que ele deixou, não só para mim, mas para toda a diretoria da Fiems”, falou.
Emocionado por retornar, quase três décadas depois, ao espaço que leva seu nome, Albano Franco lembrou que a inauguração do centro de convenções foi uma revolução para o setor industrial do Estado. “Os recursos foram viabilizados pela CNI para atender a uma solicitação do meu amigo-irmão Jorge Elias Zahran (então presidente da Fiems), porque ele fez um levantamento apontando a necessidade de um local para realização de feiras, e as indústrias, em franco crescimento na época, precisavam de um espaço para realizar vendas”, disse.
O empresário agradeceu, ainda, Sérgio Longen pelo gesto de homenageá-lo com a mais alta comenda concedida pela Fiems. “Sinto-me muito feliz e honrado pelo gesto do Sérgio, que é uma liderança industrial respeitada em todo Brasil e que reflete a modernização das lideranças do setor. Quando ele me fez esse convite eu aceitei de pronto, porque agora mesmo estou sentindo essa emoção de estar aqui, em frente ao Albano Franco, famoso centro de convenções de Campo Grande. E hoje à noite terei uma emoção maior ao receber o Gran Colar idealizado pelo presidente e amigo Sérgio. Serei grato a vida toda por essa atitude, esse ato de generosidade”, acrescentou.
|
Divulgação |
Visitas
Mais cedo, Sérgio Longen e Albano Franco fizeram uma visita de cortesia ao governador Reinaldo Azambuja, na Governadoria, onde também estava o presidente do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), Waldir Neves. “O Albano tem uma história na CNI e, quando ele foi presidente da Confederação, construiu uma história com Mato Grosso do Sul. Temos muitos feitos, não só o nosso Centro de Convenções que leva o nome dele, mas é uma pessoa que olhou muito para o fortalecimento do segmento industrial do Estado”, disse Reinaldo Azambuja.
Ele acrescenta que Albano Franco foi parceiro de muitas indústrias do Estado e, principalmente, da Federação das Indústrias para trazer os investimentos necessários para dar o suporte que o setor precisava na época. “Então, penso que ele merecida em muito essa homenagem que a Fiems faz ao Albano, reverenciando o carinho que ele tem por Mato Grosso do Sul, concedendo a ele o Gran Colar”, declarou o governador.
Já o conselheiro Waldir Neves lembrou que foi deputado federal no mesmo período em que Albano Franco atuou na Câmara dos Deputados e, por isso, acompanhou de perto a atuação dele pela classe empresarial. “Sou suspeito para falar do Albano porque o tive o privilégio, que poucos tiveram, de conviver com ele na Câmara Federal. É um ícone, uma figura nacional que o Brasil inteiro reconhece seus feitos, tanto que o nosso principal centro de convenções leva o nome dele, e recebê-lo no nosso Estado, é uma honra muito grande, como forma de reconhecimento e agradecimento”, disse.
Em seguida, o presidente da Fiems e empresário foram até a Assembleia Legislativa, onde foram recebidos pelo presidente da Casa de Leis, deputado estadual Junior Mochi. “Eu conheço e acompanhei boa parte da trajetória do Albano Franco como senador, como presidente da CNI. Este momento em que vivemos no País, em que há uma nuvem negra pairando sobre a classe política, devemos reconhecer o senador Albano Franco como uma referência. Um cidadão bem-sucedido no mundo empresarial, dirigiu a CNI ao mesmo tempo em que foi senador”, declarou.
Junior Mochi reforça que, como político, Albano Franco é uma figura emblemática e fundamental para o desenvolvimento industrial do País. “Mais do que justa a homenagem que ele está recebendo da Fiems. Eu o parabenizo e parabenizo a Fiems pela iniciativa, inclusive, sugerimos aqui para que a gente apresente a ‘Medalha Albano Franco’ para homenagear a todos os industriais que fazem parte da construção da história da indústria em Mato Grosso do Sul, tendo ele como referência”, afirmou.
Fonte: ASSECOM