Campo Grande (MS), Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Vereador do PTB é preso em operação por compra de votos e agiotagem

24/01/2017

08:54

JE

Vereador Eurípedes Zaurizio de Jesus (PTB) foi eleito com 365 votos, sendo o mais votado da Câmara de Vereadores de Ladário. (Foto: Diário Corumbaense)
O vereador Eurípedes Zaurizio de Jesus (PTB) de 44 anos, foi preso acusado de compra de votos, agiotagem e fraude no programa Bolsa Família. A prisão é um dos resultados da Operação Anatocismus, deflagrada na manhã desta terça-feira (24) pela Polícia Federal, em Ladário, distante 419 km de Campo Grande. As informações são do site local Diário Corumbaense.

As investigações indicam que o então candidato a vereador que foi eleito, comprou votos com valores que iriam de R$ 100,00 a R$ 200,00. Esse dinheiro era pago por meio de agiotagem, e muitas vezes, quem devia algum valor ao vereador, teve perdão da dívida em troca de votos.

Eurípides também é acusado de explorar principalmente pessoas de baixa renda, muitos deles beneficiários do programa Bolsa Família, retendo o cartão magnético do programa e a respectiva senha para efetuar os saques e cobrir os juros devidos das vítimas. Os empréstimos ilegais seriam contraídos com juros mensais na ordem de 30%.
Documentos apreendidos durante operação realizada nesta manhã (24) pela Polícia Federal. (Foto: Divulgação/PF)
Além de desvirtuar a finalidade do programa do governo federal, que indiretamente teria financiado a compra de votos, o candidato também realizou a prática conhecida como caixa dois, sonegando e inserindo informações falsas na prestação de contas de campanha.

Quinze policiais federais realizam diligências de busca domiciliar, 02 conduções coercitivas e 02 prisões preventivas, uma delas a do vereador.

Os investigados foram indiciados pela prática das seguintes infrações penais: corrupção eleitoral ativa, falsidade ideológica eleitoral “caixa dois”, usura pecuniária “agiotagem” e retenção de documentos de identificação, cujas penas somadas variam de dois a 11 anos de prisão.

Eleições 

O vereador do PTB foi eleito no dia 2 de outubro de 2016, com 365 votos, em Ladário. Antes de ser eleito, Eurípedes trabalhava como motorista de veículos de transporte de carga e tem ensino fundamental incompleto. Foi o mais votado para a Câmara de Vereadores da cidade.



Fonte: campograndenews
Por: Renata Volpe Haddad
Link original: http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/vereador-do-ptb-e-preso-em-operacao-por-compra-de-votos-e-agiotagem

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: