Política / Carnaval
Janja explica recuo e não desfila em homenagem a Lula na Sapucaí
Primeira-dama afirma que decisão foi para evitar questionamentos e permanecer ao lado do presidente durante desfile da Acadêmicos de Niterói
15/02/2026
22:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, decidiu não participar do desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite deste domingo (15), na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria da própria primeira-dama.
De acordo com a equipe de comunicação, havia segurança jurídica para que Janja integrasse o desfile, inclusive diante de eventuais questionamentos políticos ou administrativos. Ainda assim, a opção foi recuar para evitar controvérsias e permanecer ao lado do presidente durante a apresentação.
Em nota, a assessoria afirmou que, apesar da possibilidade legal de participação, a primeira-dama optou por não desfilar “diante da possibilidade de perseguição à escola e ao presidente Lula por receber uma das maiores honrarias que um brasileiro pode ter, que é ser homenageado por uma escola de samba”.
A justificativa oficial destacou que a decisão teve caráter pessoal. Segundo o comunicado, Janja preferiu “estar ao lado da pessoa que ela mais ama na vida”, referindo-se ao presidente.

Ainda conforme a assessoria, Janja esteve na área de concentração da escola para manifestar apoio à agremiação e, posteriormente, seguiu para o camarote onde Lula acompanhava os desfiles ao lado de aliados políticos, entre eles o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
A equipe também ressaltou que a Acadêmicos de Niterói demonstrou “coragem” ao levar à avenida um enredo em homenagem ao presidente da República, mesmo diante de críticas da oposição.

Janja estava prevista para desfilar no último carro alegórico da escola, intitulado “Amigos do Lula”. Com a desistência, o espaço de destaque foi ocupado pela cantora Fafá de Belém, que participou da homenagem ao presidente na estreia da agremiação no Grupo Especial do Carnaval carioca.
O desfile ocorreu em meio a debates políticos, sobretudo por se tratar de um ano pré-eleitoral, diante da possibilidade de Lula disputar a reeleição em 2026.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Michel Temer reage a sátira em desfile da Acadêmicos de Niterói e critica narrativa econômica
Leia Mais
Soraya Thronicke será homenageada pela Igrejinha em Campo Grande e pode enfrentar debate jurídico-eleitoral
Leia Mais
Desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula provoca reação dividida entre parlamentares de MS
Leia Mais
Pé-de-Meia Licenciaturas 2026 abre cadastro nesta terça-feira para estudantes aprovados em cursos de formação docente
Municípios