Trânsito / Segurança Viária
Quase 20 mil motoristas perdem a CNH em 2025 em MS; excesso de velocidade lidera infrações
Detran-MS aponta suspensão por pontos, cassações e avanço dos recursos digitais
22/12/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Quase 20 mil condutores tiveram o direito de dirigir suspenso em Mato Grosso do Sul ao longo de 2025, segundo dados do Detran-MS. O levantamento revela que cerca de 14 mil motoristas foram penalizados por ultrapassar o limite de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — que pode ser de 40, 30 ou 20 pontos no período de 12 meses, conforme o número de infrações gravíssimas.
Outros 5.565 condutores sofreram suspensão direta, independentemente da soma de pontos. Nesses casos, a penalidade decorre da natureza da infração, como excesso de velocidade superior a 50% do limite permitido, entre outras previstas na legislação.
Ao todo, mais de 20 mil motoristas precisaram realizar o Curso de Reciclagem em 2025, etapa obrigatória para recuperar o direito de dirigir. O curso tem caráter educativo e deve ser concluído antes da regularização da CNH.
O estado registrou ainda 2.735 cassações, aplicadas a condutores flagrados dirigindo durante o período de suspensão. A cassação implica impedimento mais longo e exige nova habilitação ao final do prazo.
Para a gerente especial de Penalidades e Coordenação do Renainf, Paloma Bueno, a aplicação das medidas integra o funcionamento do sistema de trânsito. “A fiscalização atua como mecanismo de coerção imediata. A penalização é a consequência prática do desrespeito à lei e busca mudar comportamentos”, afirmou.
O Detran-MS também destacou o crescimento dos recursos administrativos digitais. Em 2025, foram 3.862 recursos protocolados eletronicamente (multas, suspensões e cassações), um aumento de 16% em relação a 2024. A evolução acompanha anos anteriores: 1.032 (2022), 1.247 (2023) e 3.227 (2024).
Segundo Paloma Bueno, a alta se deve à praticidade. Os serviços estão disponíveis no Portal de Serviços, no aplicativo Meu Detran MS e no atendente virtual do WhatsApp (Glória), permitindo recursos, identificação de real infrator, consulta e pagamento de multas.
Até 16 de dezembro de 2025, foram registradas 976.157 infrações no estado. O excesso de velocidade lidera, com 44,06% das autuações, considerando diferentes faixas de tolerância. Em seguida aparecem:
Avançar sinal vermelho/parada obrigatória: 8,54%
Não uso do cinto de segurança: 5%
Uso de celular ao dirigir: 2,95%
Além disso, mais de 4.500 condutores foram autuados por recusar o teste do bafômetro.
“A aplicação de penalidades também é educativa. Serve como alerta de que comportamentos inadequados podem causar danos graves a outros usuários do sistema viário. O objetivo final é reduzir imprudências e preservar vidas”, concluiu Paloma Bueno.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após laudo da PF, Moraes concede prisão domiciliar humanitária ao general Augusto Heleno
Leia Mais
Operação Natal começa nesta terça e reforça combate a acidentes fatais nas rodovias federais de MS
Leia Mais
Correios divulgam funcionamento das agências no período de fim de ano em MS
Leia Mais
Motiva Pantanal inicia Operação de Fim de Ano na BR-163/MS com expectativa de quase 790 mil veículos
Municípios