Política / Assembleia Legislativa
Deputados analisam sete projetos na primeira sessão ordinária da semana na ALEMS
Pauta desta terça-feira inclui prestação de contas do governo, projetos sociais, saúde, cultura e taxa sobre gás canalizado
09/12/2025
07:00
DA REDAÇÃO
©FRANCISCO BRITTO
Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul analisam sete matérias legislativas na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (ALEMS) desta terça-feira, 9 de dezembro de 2025, a partir das 9h, em reunião aberta ao público. Conforme a Ordem do Dia, os projetos estão distribuídos entre discussão única, segunda e primeira discussão, abrangendo temas administrativos, sociais, de saúde, culturais e de fiscalização de serviços públicos.
Na pauta de votação direta, os parlamentares apreciam três proposições:
Projeto de Decreto Legislativo 13/2025, da Mesa Diretora (2025-2026), que aprova o Balanço Geral do Governo do Estado, referente ao exercício econômico-financeiro de 2023.
Projeto de Lei 265/2025, de autoria do deputado Zé Teixeira (PSDB), que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (Agecold).
Projeto de Lei 278/2025, da deputada Lia Nogueira (PSDB), que reconhece como de Utilidade Pública Estadual a Associação de Mães e Amigos Atípicos de Costa Rica (MSAMAACRI).
Duas matérias avançam para a segunda fase de votação:
Projeto de Lei 163/2024, do deputado Lucas de Lima (sem partido), que trata da orientação e treinamento da manobra de Heimlich (desengasgo) durante o acompanhamento pré-natal das gestantes atendidas nas redes pública e privada de saúde do Estado.
Projeto de Lei 209/2025, da deputada Mara Caseiro (PSDB), que inclui a tradicional Festa do Mel, realizada em Guia Lopes da Laguna, no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul.
Em primeira análise pelos deputados está:
Projeto de Lei 251/2025, de autoria do deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD), que propõe a inclusão da Feira Ecológica, Cultural, Indígena e Rural de Miranda (FECIR) e da Cavalgada Ecológica de Miranda no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Encerrando a pauta, será discutido:
Projeto de Lei 299/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui a Taxa de Fiscalização sobre os Serviços Públicos de Distribuição de Gás Canalizado (TFSG) no Estado de Mato Grosso do Sul, além de outras providências legais.
As sessões plenárias da ALEMS podem ser acompanhadas:
Presencialmente, no plenário da Casa de Leis
Pela TV ALEMS – Canal 7.2 no sinal aberto e Canal 9 da Claro NET TV
Pela Rádio ALEMS FM 105.5
Pelas transmissões no Facebook e YouTube oficiais da ALEMS
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara vota empréstimos de R$ 156 milhões para obras de asfalto e infraestrutura em Campo Grande
Leia Mais
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 20 milhões no sorteio desta terça-feira (9)
Leia Mais
Tarcísio apoia Flávio Bolsonaro à Presidência, mas admite que direita terá múltiplos candidatos em 2026
Leia Mais
Tarcísio apoia Flávio Bolsonaro à Presidência, mas admite que direita terá múltiplos candidatos em 2026
Municípios