Política / Assembleia Legislativa
Gerson Claro reafirma compromisso da Assembleia Legislativa com o diálogo e o fortalecimento da educação pública em MS
Presidente da ALEMS destacou respeito às reivindicações e defesa da valorização dos profissionais durante sessão com participação da Fetems
23/10/2025
13:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), reafirmou nesta quinta-feira (23) o compromisso do Parlamento estadual com o diálogo permanente e o fortalecimento da educação pública. O pronunciamento ocorreu durante sessão que contou com a presença da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), representada por sua presidente, Deumeires Morais.
Segundo o parlamentar, a Casa de Leis tem se mantido aberta às pautas do setor, garantindo espaço para o debate e a construção de soluções em parceria com o governo e os profissionais da educação.
“Temos pautado as reivindicações e as lutas sempre com respeito e diálogo, reconhecendo a necessidade de avanços e de conversar com o Governo. Conheço bem essa realidade e sei que a educação de Mato Grosso do Sul avançou muito. E é justamente para continuar avançando que recebemos e debatemos essas reivindicações”, afirmou Gerson Claro.
Durante a sessão, Deumeires Morais apresentou as principais demandas da categoria, que integram a campanha estadual em defesa da educação pública e da valorização dos trabalhadores da área, iniciada em abril.
A dirigente destacou a importância de implementar a tabela salarial que reconhece a formação superior dos administrativos, além da realização de concurso público para reduzir o número de contratos temporários.
“O excesso de temporários precariza o trabalho e vai na contramão do que está sendo discutido no Plano Nacional de Educação. É fundamental reconhecer a qualificação dos educadores e garantir a qualidade do ensino”, ressaltou Deumeires.
O deputado Pedro Kemp (PT), autor do convite à Fetems, também se manifestou em defesa das reivindicações e alertou para os impactos do atual modelo de contratação.
“Hoje, a maioria dos professores está convocada e recebe metade do salário dos efetivos, mesmo exercendo as mesmas funções. Isso gera desigualdade e prejuízos à previdência estadual. É preciso que o Governo realize concurso público e valorize os administrativos e docentes”, pontuou Kemp.
Ao final da sessão, o presidente Gerson Claro recebeu as reivindicações protocoladas pelos professores e reafirmou a disposição da ALEMS em acolher, debater e encaminhar soluções concretas para o fortalecimento da educação pública sul-mato-grossense.
“A Assembleia é, antes de tudo, uma Casa aberta à sociedade. Ouvimos, debatemos e buscamos caminhos para garantir políticas públicas que valorizem quem faz a diferença todos os dias: os profissionais da educação”, concluiu.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sigilo fiscal da esposa de Alexandre de Moraes e de filho de ministro do STF é acessado sem autorização
Leia Mais
Bolsonaro tem novo mal-estar na prisão e segue sob monitoramento, informa Carlos Bolsonaro
Leia Mais
Mulher baleada por policial militar no Centro morre após atendimento em UPA de Campo Grande
Leia Mais
Acadêmicos de Niterói não captou recursos via Rouanet, mas recebeu R$ 1 milhão em repasse geral da Embratur
Municípios