Política / Assembleia Legislativa
Deputado Pedro Kemp propõe mudança no símbolo que representa pessoas idosas em Mato Grosso do Sul
Projeto de Lei prevê substituição gradual do pictograma atual por imagem ereta com sinalização “60+”
01/10/2025
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (1º), o deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou o Projeto de Lei 249/2025, que prevê a substituição do pictograma que indica a representação da pessoa idosa em sinalizações no Mato Grosso do Sul. A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa (ALEMS).
O texto propõe que a nova sinalização contenha a imagem de uma pessoa ereta acompanhada do símbolo “60+”, conforme o modelo estabelecido no anexo I da Resolução CONTRAN nº 965/2022.
A substituição será feita gradualmente em placas e vagas já existentes, aproveitando os processos de manutenção da sinalização urbana.
Segundo o deputado, o pictograma atualmente utilizado, que mostra uma pessoa curvada com bengala, transmite uma imagem pejorativa e estigmatizante da população idosa.
“Embora já exista nova referência dispondo de forma contrária, os pictogramas utilizados na sinalização indicativa de vagas, assentos, filas e outros serviços prioritários para a pessoa idosa podem ser vistos como pejorativos, pois associam fragilidade a esse público. Com a mudança, buscamos reforçar a autoestima, a dignidade e o combate ao etarismo, ainda muito presente em nossa sociedade”, destacou Pedro Kemp.
Com a tramitação em andamento, o projeto poderá passar por segunda votação em plenário caso receba parecer favorável da comissão. Se aprovado, o novo pictograma se tornará referência oficial no Estado para sinalização de serviços prioritários destinados às pessoas idosas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Só não vale pedir votos: o resto pode!
Leia Mais
Messias diz estar ‘honrado’ com indicação ao STF e afirma que buscará mostrar ao Senado que reúne requisitos para o cargo
Leia Mais
Incêndio atinge pavilhão dos países na COP30, em Belém; área é evacuada e não há feridos
Leia Mais
Saiba quem é Jorge Messias, escolhido por Lula para ocupar vaga no STF
Municípios