Política / Assembleia Legislativa
Deputado Pedro Kemp propõe mudança no símbolo que representa pessoas idosas em Mato Grosso do Sul
Projeto de Lei prevê substituição gradual do pictograma atual por imagem ereta com sinalização “60+”
01/10/2025
12:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (1º), o deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou o Projeto de Lei 249/2025, que prevê a substituição do pictograma que indica a representação da pessoa idosa em sinalizações no Mato Grosso do Sul. A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa (ALEMS).
O texto propõe que a nova sinalização contenha a imagem de uma pessoa ereta acompanhada do símbolo “60+”, conforme o modelo estabelecido no anexo I da Resolução CONTRAN nº 965/2022.
A substituição será feita gradualmente em placas e vagas já existentes, aproveitando os processos de manutenção da sinalização urbana.
Segundo o deputado, o pictograma atualmente utilizado, que mostra uma pessoa curvada com bengala, transmite uma imagem pejorativa e estigmatizante da população idosa.
“Embora já exista nova referência dispondo de forma contrária, os pictogramas utilizados na sinalização indicativa de vagas, assentos, filas e outros serviços prioritários para a pessoa idosa podem ser vistos como pejorativos, pois associam fragilidade a esse público. Com a mudança, buscamos reforçar a autoestima, a dignidade e o combate ao etarismo, ainda muito presente em nossa sociedade”, destacou Pedro Kemp.
Com a tramitação em andamento, o projeto poderá passar por segunda votação em plenário caso receba parecer favorável da comissão. Se aprovado, o novo pictograma se tornará referência oficial no Estado para sinalização de serviços prioritários destinados às pessoas idosas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Jair Bolsonaro fica em observação e não deve ser internado após queda na prisão
Leia Mais
PF diz que ida de Bolsonaro a hospital depende de autorização do STF
Leia Mais
Michelle diz que Bolsonaro irá ao hospital após sofrer traumatismo cranioencefálico leve
Leia Mais
Após captura, governo Trump recua e muda acusação contra Maduro sobre comando de cartel de drogas
Municípios