Política / Partidos
Riedel e Reinaldo devem deixar PSDB; deputados podem permanecer na sigla em MS
Presidente nacional Marconi Perillo retorna a Campo Grande para reunião com lideranças tucanas, mas admite cenário irreversível
18/08/2025
08:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, desembarca nesta segunda-feira (18) em Campo Grande para uma reunião com o governador Eduardo Riedel (PSDB), o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e deputados da legenda. O encontro ocorre em clima de despedida, já que ambos devem oficializar a saída do partido nos próximos dias.
Riedel acertou filiação ao Progressistas (PP), enquanto Reinaldo irá para o PL, após compromissos firmados com a senadora Tereza Cristina (PP) e com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar de tentativas de convencimento, Perillo reconhece que a decisão é irreversível.
Mesmo com a debandada de suas principais lideranças, o PSDB não deve desaparecer no Estado. Como vereadores não podem trocar de sigla, a legenda continuará com base para lançar chapa de deputado estadual. Nomes como Pedro Caravina (PSDB) já manifestaram intenção de permanecer.
A situação dos deputados federais Beto Pereira, Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende será definida em breve. A permanência deles no PSDB é considerada um “plano B”, caso não avance a federação entre Republicanos e MDB.
O PSDB, que já foi a maior força política do país nos anos 1990, hoje ocupa apenas a oitava maior bancada da Câmara, com 18 deputados federais — três deles de Mato Grosso do Sul. Atualmente, Riedel é o único governador tucano no Brasil, e o partido detém 44 das 78 prefeituras no Estado. A expectativa é de que a maioria das lideranças municipais siga o governador e Reinaldo em suas novas filiações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lançamento do Livro “Poesias Anglo 2025” será realizado em Bataguassu no dia 18 de setembro
Leia Mais
Caravina cumpre agendas no Vale do Ivinhema e reforça compromisso com municípios
Leia Mais
“Mãos que Ajudam” leva apoio e esperança a crianças em tratamento contra o câncer em Campo Grande
Leia Mais
Putin liga para Lula e discutem guerra na Ucrânia após encontro do líder russo com Trump
Municípios