Direitos do Consumidor
Cancelamento online de serviços pode virar lei em MS: PL de Hashioka avança na Alems
Projeto garante facilidade no encerramento de contratos por internet ou aplicativos
05/08/2025
12:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Projeto de Lei 206/2024, de autoria do deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), foi aprovado em segunda discussão nesta terça-feira (5), durante a primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) no segundo semestre. A proposta assegura ao consumidor o direito de cancelar serviços e produtos de forma virtual, de maneira imediata e sem burocracia.
O texto prevê que empresas concessionárias ou permissionárias de serviços públicos — como as de energia elétrica, telefonia e internet — sejam obrigadas a informar os consumidores sobre a possibilidade de cancelamento unilateral via internet ou aplicativo, nos moldes das regulamentações específicas de cada setor.
“A proposta protege o consumidor contra práticas abusivas que dificultam o encerramento de serviços, como transferência de ligação, questionamentos excessivos e ofertas insistentes”, destacou Roberto Hashioka.
“A garantia de cancelamento imediato e fácil assegura e preserva os direitos do consumidor”.
O projeto não elimina os métodos tradicionais de cancelamento, como o atendimento presencial ou por telefone. O objetivo central é ampliar as opções e garantir que o meio virtual seja igualmente eficaz, sem entraves.
A proposta agora segue para a redação final antes de ser encaminhada para sanção do governador Eduardo Riedel.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Velório de Marcelo Miranda será aberto ao público na Assembleia Legislativa
Leia Mais
Sinais de Trump na América Latina acendem alerta para eleição brasileira de 2026
Leia Mais
MS tem apenas três ex-governadores vivos após morte de Marcelo Miranda
Leia Mais
Junior Mochi apresenta projeto sobre vazamento oculto e pede veículo para Coxim
Municípios