Campo Grande (MS), Terça-feira, 22 de Julho de 2025

Política / Justiça

Moraes dá 24h para defesa de Bolsonaro esclarecer fala à imprensa e ameaça decretar prisão

Ministro do STF vê descumprimento de medida cautelar que proíbe ex-presidente de ter declarações divulgadas nas redes sociais

21/07/2025

19:00

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de 24 horas para que a defesa de Jair Bolsonaro (PL) esclareça declarações feitas à imprensa nesta segunda-feira (21), sob pena de prisão imediata do ex-presidente. Segundo Moraes, as falas podem representar violação das medidas cautelares impostas na última sexta-feira (18), que proíbem divulgação de entrevistas, áudios ou vídeos em redes sociais, ainda que por terceiros.

A fala de Bolsonaro foi registrada após reunião com parlamentares da oposição na Câmara dos Deputados, em Brasília. O ex-presidente, ao sair do encontro, falou a jornalistas e apontou para a tornozeleira eletrônica, afirmando:

“Isso aqui é um símbolo da máxima humilhação. Covardia o que estão fazendo com ex-presidente da República. Vamos enfrentar a tudo e a todos. O que vale para mim é a lei de Deus.”

O que diz o despacho de Moraes

Na decisão proferida na noite desta segunda-feira, Moraes anexou prints de vídeos e imagens em que Bolsonaro aparece fazendo declarações que foram compartilhadas nas redes sociais, tanto por apoiadores quanto por opositores.

“A medida cautelar de proibição de utilização de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros, imposta a Jair Messias Bolsonaro inclui, obviamente, as transmissões, retransmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer das plataformas de redes sociais de terceiros.”

Para o ministro, esse tipo de conduta configura uma tentativa de burlar a decisão judicial, utilizando a imprensa como meio de repercussão indireta nas redes. Caso a proibição seja desrespeitada novamente, Moraes determina:

“Imediata revogação e decretação da prisão do réu.”

Medidas cautelares impostas a Bolsonaro:

  • Uso obrigatório de tornozeleira eletrônica

  • Proibição de sair de casa à noite e nos fins de semana

  • Proibição de contato com investigados ou representantes de embaixadas estrangeiras

  • Proibição de acessar redes sociais diretamente ou por terceiros

  • Proibição de contato com o filho Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos

As medidas foram solicitadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), com o argumento de que havia risco de fuga do ex-presidente. Bolsonaro, por sua vez, nega qualquer intenção de deixar o país.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Rede News MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: