Política / Partidos
Visita de Lula a Dourados pode impulsionar filiações ao PT e pressionar Riedel em Mato Grosso do Sul
Anunciada por Vander Loubet, possível ida do presidente ao estado amplia articulações para 2026 e movimenta cenário local
20/07/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A possível visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul, prevista para a próxima semana, pode se transformar em ato político com forte impacto eleitoral. A informação foi anunciada pelo deputado federal Vander Loubet (PT-MS), embora ainda não confirmada oficialmente pela Presidência da República.
A visita tem como objetivo inicial a assinatura da regularização das terras da Comunidade Quilombola Dezidério Felippe de Oliveira, no distrito da Picadinha, em Dourados. No entanto, nos bastidores do partido, já se articula para que a agenda presidencial ganhe dimensão política, com fortes implicações nas eleições de 2026.
A direção estadual do PT-MS trabalha para que a passagem de Lula se torne um evento estratégico de mobilização. A expectativa é que o ato fortaleça filiações partidárias, atraia lideranças locais e promova definições sobre a formação de palanques no estado.
"A visita do presidente pode ser um divisor de águas para acelerar alianças, consolidar nomes e ampliar o espaço do PT em Mato Grosso do Sul", afirmou um dirigente petista sob reserva.
Entre os nomes cotados para compor o palanque com Lula em Dourados estão:
O ex-deputado federal Fábio Trad, que pode disputar o governo ou o Senado com apoio do PT
A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), que também tem sido apontada como possível nome da federação petista para 2026
A movimentação também pressiona o atual governador Eduardo Riedel (PSDB), que, segundo informações de bastidores, estaria em processo de aproximação com o Progressistas (PP). Apesar disso, há quem aposte que Riedel poderia, nos bastidores, garantir um palanque para Lula, como forma de manter boa relação institucional com o governo federal.
Caso o apoio se concretize — mesmo que informalmente —, o PT poderia abrir mão de lançar um candidato próprio ao governo estadual em 2026, favorecendo uma composição que assegure governabilidade e apoio mútuo.
“Lula tem força suficiente para moldar alianças regionais com base no pragmatismo político. Se Riedel facilitar sua presença no estado, a resposta pode ser um gesto recíproco em 2026”, avalia um analista político local.
A vinda de Lula a Dourados representa mais do que um gesto de apoio à causa quilombola: trata-se de um movimento para ocupar espaço político em Mato Grosso do Sul, tradicionalmente dominado por forças conservadoras e centro-direita.
O diretório estadual do PT já se articula para definir seu papel na disputa majoritária e deve aproveitar a visita presidencial para reforçar sua presença nos municípios, intensificar filiações e testar a recepção de possíveis pré-candidatos junto à base militante e aliados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Simone & Lula? Mochi admite deixar o MDB
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 40 milhões
Leia Mais
STJD condena Bruno Henrique por manipulação de jogo e aplica 12 jogos de suspensão e multa de R$ 60 mil
Leia Mais
Anvisa apreende lotes falsificados de Mounjaro e Opdivo usados no tratamento de câncer
Municípios