Política / Assembleia Legislativa
Gerson Claro destaca semestre produtivo da ALEMS com foco em entregas, diálogo e defesa do MS diante do tarifaço de Trump
Assembleia Legislativa aprovou mais de 2 mil proposições e fortaleceu políticas públicas em áreas estratégicas como saúde, infraestrutura e desenvolvimento regional
17/07/2025
08:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) encerrou o primeiro semestre de 2025 com um balanço expressivo de produtividade, protagonizando debates centrais para o desenvolvimento estadual. Ao todo, foram 2.208 proposições aprovadas, entre indicações, moções, requerimentos e emendas, além de 191 projetos legislativos, em 75 sessões plenárias e 179 votações.
O presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), avaliou o semestre como um período de entregas concretas à população sul-mato-grossense:
“Foi um semestre de muito trabalho, com resultados concretos para Mato Grosso do Sul, por meio da construção de políticas públicas que impactam diretamente a vida das pessoas. Mesmo diante de debates acalorados, conseguimos avançar com importantes entregas à população”, afirmou.
Entre as principais realizações destacadas por Gerson Claro, estão:
✅ Reunião com a empresa Motiva para garantir a retomada das obras da BR-163, com previsão de início em 1º de agosto.
✅ Consolidação da Rota da Celulose, fortalecendo a logística e o escoamento da produção florestal.
✅ Projeto de regionalização da atenção hospitalar, que será implementado por meio de Parceria Público-Privada (PPP) no Hospital Regional Rosa Pedrossian.
✅ Fortalecimento do programa MS Ativo, que aproxima o Executivo estadual das lideranças municipais por meio da escuta ativa de prefeitos e vereadores.
“No caso do MS Ativo, prefeitos e vereadores vêm até a Assembleia apresentar suas demandas, que depois são levadas ao Executivo. Essa ponte fortalece a democracia e a efetividade das ações públicas”, afirmou Gerson.
O presidente da ALEMS também ressaltou o papel da comunicação pública no fortalecimento da transparência e da aproximação com a população:
“A ALEMS é uma Casa aberta ao povo. A comunicação do Parlamento tem estabelecido um novo paradigma, aproximando a sociedade das decisões e debates que impactam o dia a dia do cidadão.”
O deputado Gerson Claro aproveitou o encerramento do semestre para alertar sobre os impactos da taxação de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos aos produtos brasileiros, que entra em vigor em agosto. Segundo ele, a medida atinge diretamente o agronegócio e requer respostas estratégicas do Brasil:
“É um tema que exigirá muitos debates. Defendo o caminho do diálogo. A Lei da Reciprocidade Comercial é uma alternativa necessária frente às barreiras internacionais.”
A Lei da Reciprocidade, já sancionada, permite ao governo brasileiro adotar contramedidas comerciais contra países ou blocos que imponham restrições às exportações nacionais. A relatoria da proposta foi da senadora Tereza Cristina (PP-MS).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hospital do Câncer realiza bazar com mais de 20 mil itens doados pela Receita Federal em Campo Grande
Leia Mais
Caixa paga Bolsa Família nesta sexta-feira para beneficiários com NIS final 8
Leia Mais
PF faz operação contra desvio de cotas parlamentares e mira deputados do PL
Leia Mais
Ônibus voltam a circular com 100% da frota em Campo Grande após quatro dias de greve
Municípios