Política / Infraestrutura
“Tragédia na BR-262 não foi por acaso”, afirma deputado Paulo Duarte em apelo por balanças e fiscalização
Parlamentar cobra atuação do DNIT e do Ministério Público Federal para prevenir novos acidentes no trecho crítico do Buraco das Piranhas
17/06/2025
12:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (17), para manifestar sua indignação diante do grave acidente ocorrido no último domingo (15) na BR-262, próximo ao Buraco das Piranhas, em Corumbá. A tragédia, que envolveu um ônibus da empresa Andorinha e um caminhão de minério, resultou na morte de duas pessoas e deixou uma criança em estado gravíssimo.
De acordo com o parlamentar, o acidente é consequência direta do sucateamento dos órgãos federais responsáveis pela fiscalização e gestão das rodovias, além do tráfego descontrolado de veículos pesados sem controle de peso. “O sucateamento dos órgãos federais está levando a situações terríveis como essa. Essa tragédia não foi por acaso”, declarou, visivelmente indignado.
Paulo Duarte destacou que a ausência de balanças para controle de peso dos caminhões, especialmente os que transportam minério, agrava os riscos na região. “A estrada foi construída sobre um aterro que não suporta a carga atual. São toneladas de minério passando diariamente sem qualquer fiscalização de peso”, denunciou.
O parlamentar, que trafega frequentemente pelo trecho, relatou que a extensão de aproximadamente 50 quilômetros entre Corumbá e o Buraco das Piranhas apresenta ondulações severas, buracos, desníveis e total falta de sinalização horizontal, o que compromete seriamente a segurança dos motoristas.
“Se não forem instaladas balanças na rodovia, qualquer investimento em recapeamento será inútil. Os caminhões continuam trafegando como querem, colocando vidas em risco e degradando rapidamente a estrada”, alertou.
Duarte propôs que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul encaminhe uma Ação Coletiva ao Ministério Público Federal (MPF), solicitando providências urgentes para a instalação de balanças, especialmente no Buraco das Piranhas ou no Lampião Aceso, próximo ao posto fiscal de Corumbá.
“Queremos que o MPF determine a instalação das balanças e cobre do DNIT ações efetivas. Só tapar buraco não resolve. A negligência persiste há muitos anos, independentemente de governo, e agora vidas estão sendo ceifadas”, afirmou.
Além do apelo, Paulo Duarte reapresentou, durante a sessão, uma indicação formal ao DNIT, reiterando a necessidade de recapeamento urgente, sinalização completa e medidas para segurança viária no trecho entre Corumbá e o Buraco das Piranhas.
“O pavimento está em estado crítico, sem sinalização, cheio de buracos e desníveis. Isso agrava ainda mais os riscos de acidentes, principalmente em situações de tráfego intenso e baixa visibilidade”, concluiu o deputado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Homem é morto pelo Serviço Secreto ao tentar invadir resort de Donald Trump em Mar-a-Lago
Leia Mais
Projeto contra supersalários segue parado no Senado enquanto Dino pressiona por regulamentação
Leia Mais
Funtrab disponibiliza 3,6 mil vagas de trabalho em Mato Grosso do Sul nesta semana
Leia Mais
'Não sou o carnavalesco': Lula diz que não interferiu em desfile que o homenageou e afirma que enredo exaltou trajetória de Dona Lindu
Municípios