Economia / Imposto de Renda
Receita libera consulta ao maior lote de restituição do Imposto de Renda da história
Mais de 6,2 milhões de contribuintes serão beneficiados com R$ 11 bilhões; pagamento ocorre em 30 de maio
23/05/2025
07:00
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
A partir das 10h desta sexta-feira (23), a Receita Federal libera a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, o maior da história tanto em número de contribuintes quanto em valor. Serão contemplados 6.257.108 contribuintes, que juntos receberão R$ 11 bilhões em restituições. O lote inclui ainda restituições residuais de anos anteriores.
A restituição deste primeiro lote será paga integralmente a contribuintes com prioridade legal ou que adotaram práticas incentivadas pela Receita, como o uso da declaração pré-preenchida com chave Pix. Estão incluídos:
2.375.076 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por restituição via Pix (chave CPF);
2.346.445 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
1.096.168 professores cuja principal fonte de renda seja o magistério;
240.081 contribuintes com mais de 80 anos;
199.338 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave.
Embora o uso da declaração pré-preenchida e da chave Pix não dê prioridade legal, essas práticas passaram a contar como critério de prioridade operacional neste ano.
A consulta deve ser feita pela página da Receita Federal (gov.br/receitafederal) ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” disponível para smartphones e tablets. No portal, clique em "Meu Imposto de Renda" > "Consultar a Restituição".
Os valores serão depositados em 30 de maio, diretamente na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix (tipo CPF).
Caso o contribuinte não encontre seu nome na consulta, deve acessar o Portal e-CAC para verificar pendências. Se necessário, pode enviar uma declaração retificadora e acompanhar os próximos lotes.
Se o valor não for creditado por motivo de conta desativada ou erro bancário, o contribuinte poderá reagendar o crédito no site do Banco do Brasil ou por meio da Central de Atendimento:
Capitais: 4004-0001
Demais localidades: 0800-729-0001
Deficientes auditivos: 0800-729-0088
A restituição ficará disponível para saque por até um ano. Após esse prazo, será necessário solicitar o valor pelo e-CAC, acessando a aba “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
3ª Corrida Unimed Campo Grande agita o Parque dos Poderes neste sábado com provas para todas as idades e pets
Leia Mais
Empresa de tecnologia de Campo Grande entra para ranking GPTW como uma das melhores para se trabalhar no Centro-Oeste
Leia Mais
Deputado Lidio Lopes reforça apoio ao fortalecimento dos legislativos municipais durante posse da nova diretoria da UCVMS
Leia Mais
TCE-MS e Governo do Estado alinham cooperação técnica para capacitação em contratos públicos
Municípios