Política / Desenvolvimento Regional
Gerson Claro participa da Marcha dos Prefeitos e destaca compromisso da Assembleia com o municipalismo em MS
Presidente da ALEMS reforça importância de união entre os poderes e apoio à PEC da Sustentabilidade Fiscal para aliviar prefeituras
21/05/2025
13:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro, participou da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nos dias 20 e 21 de maio, reafirmando o compromisso do parlamento sul-mato-grossense com o fortalecimento das políticas municipalistas e a busca por mais autonomia e recursos para as prefeituras.
O evento reuniu lideranças de todo o Brasil, entre elas o governador Eduardo Riedel, a senadora Tereza Cristina, deputados da bancada federal e prefeitos de diversas cidades de MS. Durante a agenda, Gerson Claro destacou que o modelo de gestão em vigor no Estado valoriza o protagonismo dos municípios na execução das políticas públicas.
“Mato Grosso do Sul é referência porque municipalismo aqui não é discurso, é prática. A Assembleia tem atuado em sintonia com o Executivo para garantir mais autonomia, recursos e desenvolvimento para as cidades”, disse Gerson.
Durante jantar com a comitiva sul-mato-grossense em Brasília, que contou com a presença do ex-governador Reinaldo Azambuja, o presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, cobrou apoio da bancada federal à PEC 66/2023, que amplia o prazo de parcelamento de dívidas previdenciárias dos municípios de 60 para 300 meses, além de prever regras para o pagamento de precatórios.
“Os municípios não suportam mais essa carga. A PEC da Sustentabilidade Fiscal é uma medida urgente para garantir investimentos e desafogar os cofres municipais”, afirmou Tomazelli.
O ex-governador Reinaldo Azambuja, presente no evento, relembrou o papel de Gerson Claro na Assomasul, quando atuou como diretor administrativo da entidade:
“Ele sempre foi articulador importante na mobilização dos prefeitos e na defesa dos municípios como protagonistas da gestão pública.”
Além da presença no evento nacional, Gerson Claro reforçou o papel da Assembleia Legislativa na construção de políticas que dialoguem com a realidade dos municípios. Para ele, o estreitamento entre os entes federativos é fundamental para garantir projetos estruturantes, ampliação de serviços públicos e fortalecimento das gestões locais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dupla Sena, Lotomania e Super Sete: confira as dezenas sorteadas nesta quarta-feira (21)
Leia Mais
Funtrab oferece 664 vagas em Campo Grande nesta quinta-feira (22); veja como agendar atendimento
Leia Mais
Polícia Federal lança concurso com mil vagas e salários de até R$ 26,8 mil
Leia Mais
Empresa investigada na Operação Vox Veritatis teve contrato de R$ 3,1 milhões com a Educação rescindido em 2022
Municípios