Política / Assembleia Legislativa
Aprovado Vale da Celulose: deputado Antonio Vaz relata projeto que reconhece polo econômico da celulose em MS
Nova lei valoriza 11 municípios impulsionados pela indústria e fortalece atração de investimentos
30/04/2025
17:30
DA REDAÇÃO
deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos) ©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos), presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foi o relator do projeto de lei que reconhece oficialmente o “Vale da Celulose” — região formada por municípios com forte presença da indústria de celulose e papel, consolidando-se como um novo eixo de desenvolvimento econômico no Estado.
Aprovada pelo plenário da Assembleia, a proposta é de autoria do deputado Caravina (PSDB) e contempla 11 municípios: Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
Como relator, Antonio Vaz emitiu parecer favorável ao projeto e defendeu a importância da formalização do nome “Vale da Celulose” para fortalecer a identidade econômica da região, que tem registrado elevado crescimento industrial.
“Essa região tem crescido muito com a indústria da celulose, gerando empregos, movimentando a economia e melhorando a vida das pessoas. Com esse reconhecimento oficial, os municípios ganham ainda mais força para atrair investimentos e desenvolver projetos importantes para a população”, afirmou Vaz.
Com a nova legislação:
Os municípios poderão utilizar o nome “Vale da Celulose” em documentos oficiais, sinalizações, campanhas publicitárias e ações institucionais.
Haverá incentivo à realização de ações conjuntas entre o Estado e os municípios para:
Qualificação profissional
Integração logística
Promoção do desenvolvimento sustentável
A região leste de Mato Grosso do Sul abriga grandes empreendimentos do setor de base florestal e papel e celulose, incluindo investimentos bilionários como o da Suzano em Ribas do Rio Pardo. Esse polo produtivo tem transformado a economia local, gerando empregos diretos e indiretos e promovendo avanços em infraestrutura.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena acumula novamente e próximo prêmio chega a R$ 8 milhões
Leia Mais
PL suspende articulação com Ciro Gomes após crise interna envolvendo Michelle Bolsonaro
Leia Mais
Trump elogia Lula após conversa sobre tarifas e cooperação bilateral: “Gosto dele”
Leia Mais
Bolsonaro deve cumprir pena até 2052, aponta Justiça; progressão ao semiaberto é prevista para 2033
Municípios